Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
23 de abril de 2025 15:16

Grupo Atlantica fortalece presença em Alagoas e mapeia expansão a outros municípios do Nordeste

Grupo Atlantica fortalece presença em Alagoas e mapeia expansão a outros municípios do Nordeste

Hotel Transamérica Dunas de Marapé chega em Alagoas e promete homenagear as artes brasileiras e destacar a cultura local
Foto: Reprodução/TripAdvisor

De acordo com o levantamento “Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira”, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, o Nordeste ocupa o topo da lista de preferências de destinos dos brasileiros, com 53% e 11 pontos acima da intenção registrada na última pesquisa.

A alta demanda resultado do avanço expressivo do turismo local e do reconhecimento da riqueza cultural da região. Alagoas, por exemplo, tem se destacado como local procurado pelos viajantes, e registrou um crescimento de 5,1% no setor, segundo o Índice de Atividades Turísticas (IATUR), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Olhando para esses números, a Atlantica Hospitality International, empresa que possui mais de 180 empreendimentos pelo Brasil, inaugurou recentemente o Hotel Transamérica Dunas de Marapé, em Jequiá da Praia.

O empreendimento conta com estrutura e serviços totalmente direcionados ao lazer, além de ambientes de relaxamento e entretenimento aos hóspedes. Com arquitetura contemporânea e requinte despojado, o hotel homenageia a brasilidade e oferece serviços inteligentes e saborosa gastronomia. Mark Campbell, VP de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica Hospitality International, diz que o  Transamérica Dunas de Marapé representa um marco na consolidação da empresa no setor de lazer, além de ampliar a atuação no Nordeste. Ricardo Bluvol, VP de Desenvolvimento e Relação com Investidor da Atlantica, por sua vez, complementa reiterando que a expansão da rede na região deve-se ao forte apelo turístico e grande força econômica, que apresenta oportunidades em boa parte dos estados e municípios.

Para atrair turistas nacionais e internacionais ao empreendimento em Alagoas, a Atlantica atua de forma segmentada no mercado, com foco nos setores de lazer, corporativo e eventos, além de personalizar o atendimento para cada cliente. “Adaptamos nossas ações ao perfil de cada hóspede, trabalhando tanto com parceiros intermediários (agências e operadoras) quanto com a venda direta ao público final. Nossas equipes de Vendas e Revenue Management (RM) são nosso principal diferencial para a atração de clientes”, diz Bluvol. Além disso, a marca Transamérica do hotel foi cuidadosamente concebida pela empresa para atender a demanda de valor em destinos de lazer, cujo objetivo é expandir a presença na região e oferecer a experiência que os turistas buscam no local.

Empresa visa expansão para mais nove municípios

Com a evolução no perfil econômico dos turistas que visitam o Nordeste, e o crescente interesse por experiências e aventura em hotéis bem estruturados, o VP de Desenvolvimento e Relação com o Investidor da empresa acredita que houve o fortalecimento de destinos regionais como Bahia, Pernambuco e Ceará, além do impulsionamento da criação de novos polos, como João Pessoa. 

Além da presença em nove cidades, com 3.109 quartos, Bluvol afirma que a empresa está com projetos em desenvolvimento em Recife e Flecheiras, no Ceará, além de negociações em andamento em João Pessoa, Maceió, Salvador, Petrolina, Caruaru, Juazeiro do Norte, Maragogi, dentre outros municípios.

Com seu forte apelo de expansão nacional e regional, a Atlantica busca influenciar programas que facilitem o financiamento de novos hoteis na região, gerando empregos, renda e melhorias na infraestrutura de acesso. Além disso, investem também em programas de melhoria da experiência do hóspede, como, por exemplo, o uso de aplicativos com diversas funcionalidades, como totens de auto check-in.

O programa Aja, voltado para ESG, inclui o projeto A(s)cenda, dedicado ao desenvolvimento profissional de colaboradores em todas as regiões onde a empresa atua, desempenhando um papel crucial na formação de pessoas. Além disso, o programa também tem projetos que orientam e estimulam as melhores práticas no uso de energia, água e mesmo na disposição de resíduos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes tanto nos hoteis quanto em suas comunidades.

Atualmente, a empresa gerou 475 empregos diretos nos hoteis da região, sendo 40 vagas no Transamérica Dunas de Marapé.

Investimentos de redes hoteleiras em Alagoas transformam o cenário econômico

Além da Atlantica Hospitality International, outras grandes redes hoteleiras também têm se instalado no Nordeste, fruto da relação do governo de Alagoas com parcerias nacionais e internacionais para fomentar o crescimento do turismo no estado. “A parceria público-privada com redes internacionais de hoteis tem colocado Alagoas como um dos destinos que mais transforma o cenário econômico e o posicionamento nas prateleiras do mercado. Podemos citar como exemplo o grupo internacional Vila Galé, que tem expandido seus investimentos por Alagoas”, cita Bárbara Braga, Secretária de Turismo do Estado.

Foto: Reprodução/TripAdvisor

Com uma unidade em pleno funcionamento, na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte, o grupo anunciou, ao lado do governador de Alagoas, Paulo Dantas, em março de 2024, a instalação de duas novas unidades, em Coruripe. De acordo com o projeto de construção, os trabalhos vão ocorrer em duas fases: a primeira contempla a construção de um hotel collection com 144 apartamentos em uma área de cerca de 35 mil m², prometendo oferecer uma experiência de hospedagem de alto padrão e com serviços exclusivos. Já a segunda fase ampliará significativamente a oferta com a construção de um mega resort próprio para crianças, de 252 quartos, ocupando um terreno de aproximadamente 118 mil m² à beira-mar. 

O novo investimento recebeu incentivos fiscais e locacionais do Prodesin, Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado. “É uma iniciativa do Governo de Alagoas que visa a promoção de estímulos voltados para a expansão, desenvolvimento e a modernização de empresas alagoanas, oferecendo incentivos fiscais de redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviços) e outros benefícios como a cessão de terreno para grandes empreendimentos hoteleiros que queiram se instalar em Alagoas”, explica Bárbara. O benefício é concedido para grandes empreendimentos que tragam, comprovadamente, impacto positivo na geração de emprego e renda da região. 

O turismo é uma atividade econômica que depende diretamente do ordenamento urbano, infraestrutura e planejamento sustentável das cidades. A Secretária de Turismo de Alagoas afirma que o governo também investe nesses planejamentos e cita alguns projetos entregues pelo órgão: “Já entregamos os Planos Diretores de Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Paripueira, Porto de Pedras e Piranhas. Fomentar o turismo sustentável tem sido um trabalho constante do Governo do Estado”, diz.

O Plano Diretor está previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelo Estatuto das Cidades, por meio da Lei Federal nº. 10.257/2001. Entre vários objetivos, ele estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade. Além dos Planos Diretores, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL), também desenvolveu os Planos de Desenvolvimento do Turismo Integrado Sustentável (PDTIS) das regiões de Alagoas, documento construído como uma proposta estadual para o setor de turismo, com o intuito de promover caminhos modernos para o desenvolvimento sustentável do turismo. “O objetivo é desenvolver um ecossistema turístico estruturado, com base no diálogo e na cooperação, que contribua para a manutenção dos recursos naturais, da valorização da cultura local, do fortalecimento e qualificação da cadeia produtiva e do ordenamento territorial de modo criativo, inovador e tecnológico”, finaliza Bárbara.

👆

Assine a newsletter do Investindo por aí!

Gostou desse artigo? compartilhe!

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Produção de cana
Sergipee
energisa paraiba 2
enel-e1708089493961
Sudene
porto de Natal
comercio-maceio-fecomercio
arco
Banco do Nordeste
Latam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }