De acordo com o levantamento “Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira”, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, o Nordeste ocupa o topo da lista de preferências de destinos dos brasileiros, com 53% e 11 pontos acima da intenção registrada na última pesquisa.
A alta demanda resultado do avanço expressivo do turismo local e do reconhecimento da riqueza cultural da região. Alagoas, por exemplo, tem se destacado como local procurado pelos viajantes, e registrou um crescimento de 5,1% no setor, segundo o Índice de Atividades Turísticas (IATUR), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Olhando para esses números, a Atlantica Hospitality International, empresa que possui mais de 180 empreendimentos pelo Brasil, inaugurou recentemente o Hotel Transamérica Dunas de Marapé, em Jequiá da Praia.
O empreendimento conta com estrutura e serviços totalmente direcionados ao lazer, além de ambientes de relaxamento e entretenimento aos hóspedes. Com arquitetura contemporânea e requinte despojado, o hotel homenageia a brasilidade e oferece serviços inteligentes e saborosa gastronomia. Mark Campbell, VP de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica Hospitality International, diz que o Transamérica Dunas de Marapé representa um marco na consolidação da empresa no setor de lazer, além de ampliar a atuação no Nordeste. Ricardo Bluvol, VP de Desenvolvimento e Relação com Investidor da Atlantica, por sua vez, complementa reiterando que a expansão da rede na região deve-se ao forte apelo turístico e grande força econômica, que apresenta oportunidades em boa parte dos estados e municípios.
Para atrair turistas nacionais e internacionais ao empreendimento em Alagoas, a Atlantica atua de forma segmentada no mercado, com foco nos setores de lazer, corporativo e eventos, além de personalizar o atendimento para cada cliente. “Adaptamos nossas ações ao perfil de cada hóspede, trabalhando tanto com parceiros intermediários (agências e operadoras) quanto com a venda direta ao público final. Nossas equipes de Vendas e Revenue Management (RM) são nosso principal diferencial para a atração de clientes”, diz Bluvol. Além disso, a marca Transamérica do hotel foi cuidadosamente concebida pela empresa para atender a demanda de valor em destinos de lazer, cujo objetivo é expandir a presença na região e oferecer a experiência que os turistas buscam no local.
Empresa visa expansão para mais nove municípios
Com a evolução no perfil econômico dos turistas que visitam o Nordeste, e o crescente interesse por experiências e aventura em hotéis bem estruturados, o VP de Desenvolvimento e Relação com o Investidor da empresa acredita que houve o fortalecimento de destinos regionais como Bahia, Pernambuco e Ceará, além do impulsionamento da criação de novos polos, como João Pessoa.
Além da presença em nove cidades, com 3.109 quartos, Bluvol afirma que a empresa está com projetos em desenvolvimento em Recife e Flecheiras, no Ceará, além de negociações em andamento em João Pessoa, Maceió, Salvador, Petrolina, Caruaru, Juazeiro do Norte, Maragogi, dentre outros municípios.
Com seu forte apelo de expansão nacional e regional, a Atlantica busca influenciar programas que facilitem o financiamento de novos hoteis na região, gerando empregos, renda e melhorias na infraestrutura de acesso. Além disso, investem também em programas de melhoria da experiência do hóspede, como, por exemplo, o uso de aplicativos com diversas funcionalidades, como totens de auto check-in.
O programa Aja, voltado para ESG, inclui o projeto A(s)cenda, dedicado ao desenvolvimento profissional de colaboradores em todas as regiões onde a empresa atua, desempenhando um papel crucial na formação de pessoas. Além disso, o programa também tem projetos que orientam e estimulam as melhores práticas no uso de energia, água e mesmo na disposição de resíduos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes tanto nos hoteis quanto em suas comunidades.
Atualmente, a empresa gerou 475 empregos diretos nos hoteis da região, sendo 40 vagas no Transamérica Dunas de Marapé.
Investimentos de redes hoteleiras em Alagoas transformam o cenário econômico
Além da Atlantica Hospitality International, outras grandes redes hoteleiras também têm se instalado no Nordeste, fruto da relação do governo de Alagoas com parcerias nacionais e internacionais para fomentar o crescimento do turismo no estado. “A parceria público-privada com redes internacionais de hoteis tem colocado Alagoas como um dos destinos que mais transforma o cenário econômico e o posicionamento nas prateleiras do mercado. Podemos citar como exemplo o grupo internacional Vila Galé, que tem expandido seus investimentos por Alagoas”, cita Bárbara Braga, Secretária de Turismo do Estado.
Com uma unidade em pleno funcionamento, na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte, o grupo anunciou, ao lado do governador de Alagoas, Paulo Dantas, em março de 2024, a instalação de duas novas unidades, em Coruripe. De acordo com o projeto de construção, os trabalhos vão ocorrer em duas fases: a primeira contempla a construção de um hotel collection com 144 apartamentos em uma área de cerca de 35 mil m², prometendo oferecer uma experiência de hospedagem de alto padrão e com serviços exclusivos. Já a segunda fase ampliará significativamente a oferta com a construção de um mega resort próprio para crianças, de 252 quartos, ocupando um terreno de aproximadamente 118 mil m² à beira-mar.
O novo investimento recebeu incentivos fiscais e locacionais do Prodesin, Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado. “É uma iniciativa do Governo de Alagoas que visa a promoção de estímulos voltados para a expansão, desenvolvimento e a modernização de empresas alagoanas, oferecendo incentivos fiscais de redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviços) e outros benefícios como a cessão de terreno para grandes empreendimentos hoteleiros que queiram se instalar em Alagoas”, explica Bárbara. O benefício é concedido para grandes empreendimentos que tragam, comprovadamente, impacto positivo na geração de emprego e renda da região.
O turismo é uma atividade econômica que depende diretamente do ordenamento urbano, infraestrutura e planejamento sustentável das cidades. A Secretária de Turismo de Alagoas afirma que o governo também investe nesses planejamentos e cita alguns projetos entregues pelo órgão: “Já entregamos os Planos Diretores de Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Paripueira, Porto de Pedras e Piranhas. Fomentar o turismo sustentável tem sido um trabalho constante do Governo do Estado”, diz.
O Plano Diretor está previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelo Estatuto das Cidades, por meio da Lei Federal nº. 10.257/2001. Entre vários objetivos, ele estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade. Além dos Planos Diretores, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL), também desenvolveu os Planos de Desenvolvimento do Turismo Integrado Sustentável (PDTIS) das regiões de Alagoas, documento construído como uma proposta estadual para o setor de turismo, com o intuito de promover caminhos modernos para o desenvolvimento sustentável do turismo. “O objetivo é desenvolver um ecossistema turístico estruturado, com base no diálogo e na cooperação, que contribua para a manutenção dos recursos naturais, da valorização da cultura local, do fortalecimento e qualificação da cadeia produtiva e do ordenamento territorial de modo criativo, inovador e tecnológico”, finaliza Bárbara.