O que antes era uma sorveteria, um restaurante, uma casa, de um dia para o outro, vira uma farmácia. A percepção do brasileiro de que as cidades estão tomadas por drogarias já virou motivo de graça. E é verdade que esse mercado não está só em expansão, mas também tomando novos rumos. É nessa mudança que o Grupo AMR, especializado no franqueamento e gestão de farmácias independentes, está apostando no Nordeste.
Hoje, o grupo de origem mineira já transformou 85 unidades que antes pertenciam a pequenos empreendedores em unidades da franquia Poupe Já, e a intenção da rede é abrir ao menos 70 novas lojas por ano em todos os estados nordestinos. O planejamento da empresa é investir cerca de R$ 3,5 milhões em 2025.
De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil possui atualmente cerca de 122 mil farmácias e drogarias. Desse total, aproximadamente 84% são micro e pequenas empresas.
A sensação de que há uma farmácia em cada esquina, no entanto, é recente. Entre 2022 e 2024, foram inauguradas mais de 15.900 novas unidades no país, sendo que 63,3% dessas aberturas correspondem a lojas independentes, segundo dados do Guia da Farmácia.
Embora marcas que já estão consolidadas na lembrança dos brasileiros, como Droga Raia e Drogaria São Paulo, representem uma parcela menor do total de lojas, detêm uma participação significativa no mercado. Atualmente, as grandes redes possuem cerca de 56% do mercado farmacêutico no país.
Esses números refletem a expansão contínua do setor farmacêutico no Brasil, impulsionada tanto pelo crescimento das grandes redes quanto pelo aumento de farmácias independentes e associativistas e por modelos de negócios mais atrativos, unindo, por exemplo, a venda de medicamentos com a oferta de itens de perfumaria, como shampoos, sabonetes, fraldas e outros produtos de higiene e beleza.
“O consumidor nordestino é muito receptivo às franquias populares, e nós investimos nisso. Na primeira semana do mês, por exemplo, todas as lojas fazem uma semana de promoção de fraldas, e nossos clientes vão se tornando cativos da loja”, conta a CEO do Grupo AMR, Kelly Rezende.
Se por um lado, a presença de grandes redes ainda está em menor número, por outro esse movimento está levando os pequenos a procurarem modelos de gestão de franqueamento, como é o caso do Grupo AMR.
“Isso porque preços, compras, modelos de gerenciamento, vendas e mesmo a comunicação de franquias como a Poupe Já são capazes de fazer frente às gigantes do setor”, explica a CEO.
A competição no mercado nordestino é acirrada, com gigantes como a RD Saúde (controladora das redes Droga Raia e Drogasil) e a Pague Menos.