Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de março de 2025 13:29

Grupo mineiro aposta no franqueamento de farmácias independentes no nordeste

Grupo mineiro aposta no franqueamento de farmácias independentes no nordeste

Perfil de pequenos empreendimentos da região virou alvo de expansão do Grupo AMR, que pretende investir R$ 3,5 milhões neste ano
Foto: Divulgação

O que antes era uma sorveteria, um restaurante, uma casa, de um dia para o outro, vira uma farmácia. A percepção do brasileiro de que as cidades estão tomadas por drogarias já virou motivo de graça. E é verdade que esse mercado não está só em expansão, mas também tomando novos rumos. É nessa mudança que o Grupo AMR, especializado no franqueamento e gestão de farmácias independentes, está apostando no Nordeste. 

Hoje, o grupo de origem mineira já transformou 85 unidades que antes pertenciam a pequenos empreendedores em unidades da franquia Poupe Já, e a intenção da rede é abrir ao menos 70 novas lojas por ano em todos os estados nordestinos. O planejamento da empresa é  investir cerca de R$ 3,5 milhões em 2025. 

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil possui atualmente cerca de 122 mil farmácias e drogarias. Desse total, aproximadamente 84% são micro e pequenas empresas. 

A sensação de que há uma farmácia em cada esquina, no entanto, é recente. Entre 2022 e 2024, foram inauguradas mais de 15.900 novas unidades no país, sendo que 63,3% dessas aberturas correspondem a lojas independentes, segundo dados do Guia da Farmácia. 

Embora marcas que já estão consolidadas na lembrança dos brasileiros, como Droga Raia e Drogaria São Paulo, representem uma parcela menor do total de lojas, detêm uma participação significativa no mercado. Atualmente, as grandes redes possuem cerca de 56% do mercado farmacêutico no país. 

Kelly Rezende | Foto: arquivo pessoal

Esses números refletem a expansão contínua do setor farmacêutico no Brasil, impulsionada tanto pelo crescimento das grandes redes quanto pelo aumento de farmácias independentes e associativistas e por modelos de negócios mais atrativos, unindo, por exemplo, a venda de medicamentos com a oferta de itens de perfumaria, como shampoos, sabonetes, fraldas e outros produtos de higiene e beleza. 

“O consumidor nordestino é muito receptivo às franquias populares, e nós investimos nisso. Na primeira semana do mês, por exemplo, todas as lojas fazem uma semana de promoção de fraldas, e nossos clientes vão se tornando cativos da loja”, conta a CEO do Grupo AMR, Kelly Rezende. 

Se por um lado, a presença de grandes redes ainda está em menor número, por outro esse movimento está levando os pequenos a procurarem modelos de gestão de franqueamento, como é o caso do Grupo AMR. 

“Isso porque preços, compras, modelos de gerenciamento, vendas e mesmo a comunicação de franquias como a Poupe Já são capazes de fazer frente às gigantes do setor”, explica a CEO. 

A competição no mercado nordestino é acirrada, com gigantes como a RD Saúde (controladora das redes Droga Raia e Drogasil) e a Pague Menos. 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

espigões 2
café alagoas
agricultura familiar
BNB
Mapotiba
Missão Paraíba-Lisboa Imagem 1
IPTU 2025
alagoas
aquicultura
renovabio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }