Ao longo da semana, a partir desta segunda-feira (10), o Investindo Por Aí publica uma série de reportagens sobre a Reforma Tributária e como ela mexe com o ambiente de negócios no Nordeste; seus efeitos, expectativas e perspectivas compõem cinco matérias de fôlego e bastante ângulo que dão conta, ainda, de pormenorizar as mudanças no sistema tributário brasileiro.
Especialistas das mais diversas matizes oferecem prognósticos, contrapontos e alertas sobre como a reforma irá afetar a região, sua arrecadação e capacidade de atração de investimentos. A advogada tributarista Fabiana Carneiro, uma muitas fontes consultadas para a série, salienta que embora neste momento haja mais conjecturas e torcida do que projeções assertivas, é certo que muitos estados nordestinos serão prejudicados com a mudança da tributação para o destino final das mercadorias. “Estados e municípios produtores e que consomem pouco perderão arrecadação”.
Já o economista e professor da Universidade Federal da Paraíba, Cássio Besarria, afirma que a Reforma Tributária deve ser positiva para região a longo prazo, mas que será necessário lançar mão de políticas durante o período de transição que incrementem a competitividade da região.
Ofertar perspectivas e e caminhos, além de contextualizar os impactos da reforma nos diferentes setores e atividades econômicas que atuam no Nordeste, é o objetivo primário dessa série reportagens; que também se incumbe de descomplicar o que vem por aí. Essa missão é encampada na primeira matéria, de autoria do repórter Pedro Augusto, que também assina a segunda, que destina um olhar mais detido para os impactos formais que estados e municípios nordestinos devem esperar.
Já a craque Júlia Dal Bello avança sobre a questão central da série. Quais as preocupações que a Reforma Tributária traz para o Nordeste e quais as soluções possíveis. Para além da inquietações palpáveis a partir da sanção do texto, a reportagem tateia caminhos que Poder Público e iniciativa privada podem escolher para tornar o futuro mais palatável.
A quarta matéria da série, de autoria da atenta Carolina Scorce, observa os desafios reiterados pela reforma para o cumprimento do marco legal do saneamento básico na região, uma das mais desassistidas do Brasil. O ciclo de reportagens se encerra com um olhar mais robusto sobre os setores mais beneficiados e os mais prejudicados e busca entender como parlamentares da região têm se mobilizado para suavizar os pontos negativos e potencializar os positivos.
Essa série reforça o compromisso do Investindo Por Aí de oferecer conteúdo de qualidade, com profundidade, análise e ressonância, para o público sobre a economia nordestina. Ao leitor, um panorama rico de como a Reforma Tributária afeta infraestrutura, serviços, investimentos e toda a tração econômica que invariavelmente chega lá na ponta, no bolso.