Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
20 de março de 2025 21:28

Inteligência artificial versus capital humano pauta congresso de comunicação no Recife

Inteligência artificial versus capital humano pauta congresso de comunicação no Recife

Fala Norte e Nordeste 2024 promete ser um espaço vital para a troca de experiências e o debate sobre o futuro da radiodifusão no Brasil, equilibrando a adoção de novas tecnologias com a valorização do talento humano.
Entre congressistas, estudantes universitários e participantes da feira, o congresso acontecerá no Recife Expor Center. A expectativa é reunir um público de duas mil pessoas, nos três dias do evento. Foto: Divulgação

Depois de um hiato de cinco anos devido à pandemia da Covid-19, a Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe) realiza, entre os dias 27 e 29 deste mês, no Recife Expo Center, o maior e único congresso de comunicação da região – o Fala Norte e Nordeste 2024. Nesta edição, que deve reunir um público de duas mil pessoas, entre congressistas, estudantes universitários e participantes da feira, o congresso traz como temática “Inteligência Artificial x Capital Humano: O futuro da radiodifusão”.

O Fala Norte e Nordeste começou no início dos anos 2000, no Recife, e teve duas edições bem sucedidas, em Fortaleza. A última, em 2019. Foi interrompido por conta da pandemia, e esse ciclo de gestão da Asserpe resolveu, juntamente com as associações estaduais e com apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), retomar o Fala Norte e Nordeste, mais precisamente no Recife.

Segundo Nill, a escolha do Recife para retomada do evento, que a partir de agora deve voltar a ser realizado a cada dois anos, foi motivada pelo protagonismo de Pernambuco na defesa da qualidade do rádio e da TV.

“Pernambuco lidera o debate nacional sobre a convergência tecnológica e digital e a presença desses veículos nas multiplataformas, na TV 3.0 e outras ferramentas tecnológicas que estão agregando ao meio, além da presença da inteligência artificial, que é um dos temas em debate”, explica o presidente da Asserpe.

Durante os três dias de eventos, o Fala Norte e Nordeste promete muitas novidades, com a participação de cerca de 70 grandes nomes importantes do rádio e da TV no País, incluindo jornalistas de destaque como Roberto Cabrini, Ernesto Paglia, Beatriz Castro e Francisco José, que compartilharão experiências e insights sobre a transformação do setor. Entre os temas que serão abordados, estão a evolução da radiodifusão, o impacto da inteligência artificial nas emissoras de rádio e TV, e as novas dinâmicas do mercado publicitário.

“O Fala Norte e Nordeste deve trazer novidades no sentindo de discutir até onde a inteligência artificial já está fazendo parte do jornalismo e até onde o capital humano segue sendo imprescindível dos veículos. Antecipo que na minha posição, que o capital humano continua sendo determinante na produção de conteúdo na vida das emissoras rádio e TV, mas ela não pode abrir mão de usar as novas tecnologias ligadas à presença da inteligência artificial”, comenta Nill Júnior.

Presidente da AsserpeNill Jr.

Futuro da radiofusão

Para Nill, as emissoras de rádio evoluíram muito com advento da migração para FM desde 2013, com a rádio FM, hoje, presente em praticamente em todo Pernambuco e também no Nordeste. Nesse tempo, o rádio agregou valor às multiplataformas presentes nas ferramentas de streaming, nas redes sociais. “Ele tem na audiência convencional, 80% da população média escuta rádio diariamente, com escuta média de 4 horas por dia. Pernambuco, por exemplo, consome muito rádio”, afirma o presidente da Asserpe.

No tocante à TV, Nil revela que ela também vem se incorporando com muita propriedade às novas tecnologias. Como exemplo, segundo o presidente da Asserpe, o Brasil deve entregar, até 2026, a TV 3.0. Trata-se de um formato que promete agregar muito, pois parte do princípio que chega a ser multissensorial, além das múltiplas oportunidades e probabilidades que ela vai oferecer, facilitando o dia a dia da sociedade, chegando a mais de 75 milhões de lares.

“Estamos muitos satisfeitos com o papel que a rádio e TV tem desempenhado no Nordeste, com a presença desses veículos nas diversas plataformas digitais, agregando valor, levando credibilidade, combatendo as fake News e fazendo a diferença”, pontua.

Programação do evento:

Além das palestras que pautam o Fala Norte e Nordeste, o congresso vai sediar, em paralelo, entre os dias 27 e 29 de novembro, uma exposição, uma arena de inovação e workshops. Na exposição, está programada a participação de 60 expositores do Brasil, com apresentações para o público de soluções e serviços inovadores para a indústria de mídia e entretenimento, incluindo rádio, TV, produtoras de conteúdo, OTT e streaming. A exposição funcionará das 10h às 19h, proporcionando um espaço vibrante para networking e troca de experiências.

Já na área externa do Congresso, será montada a Arena Inovação, com a realização de palestras de expositores e startups, abordando soluções e inovações. As sessões ocorrerão das 12h às 17h, durante os três dias do evento, com entrada gratuita ao público da feira.

O congresso também contará com cerca de 25 painéis e workshops com temas como “Radiodifusão e o mercado publicitário”, “IA e o futuro do rádio esportivo” e “Reinvenção do talento: O valor do capital humano nas empresas de comunicação”. Os workshops oferecerão treinamentos práticos voltados para as novas tecnologias emergentes e a evolução dos negócios, com horários programados das 10h às 17h.

Serviço:

Fala Norte e Nordeste 2024
Período: de 27 a 29 de novembro
Local: Recife Expo Center – Cais Santa Rita, 156 – São José, Recife – PE.
Mais informações: https://falanortenordeste2024.com/

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

espigões 2
Palácio
Estradas piauí
espigões 2
café alagoas
agricultura familiar
BNB
Mapotiba
Missão Paraíba-Lisboa Imagem 1
IPTU 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }