Depois de um hiato de cinco anos devido à pandemia da Covid-19, a Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe) realiza, entre os dias 27 e 29 deste mês, no Recife Expo Center, o maior e único congresso de comunicação da região – o Fala Norte e Nordeste 2024. Nesta edição, que deve reunir um público de duas mil pessoas, entre congressistas, estudantes universitários e participantes da feira, o congresso traz como temática “Inteligência Artificial x Capital Humano: O futuro da radiodifusão”.
O Fala Norte e Nordeste começou no início dos anos 2000, no Recife, e teve duas edições bem sucedidas, em Fortaleza. A última, em 2019. Foi interrompido por conta da pandemia, e esse ciclo de gestão da Asserpe resolveu, juntamente com as associações estaduais e com apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), retomar o Fala Norte e Nordeste, mais precisamente no Recife.
Segundo Nill, a escolha do Recife para retomada do evento, que a partir de agora deve voltar a ser realizado a cada dois anos, foi motivada pelo protagonismo de Pernambuco na defesa da qualidade do rádio e da TV.
“Pernambuco lidera o debate nacional sobre a convergência tecnológica e digital e a presença desses veículos nas multiplataformas, na TV 3.0 e outras ferramentas tecnológicas que estão agregando ao meio, além da presença da inteligência artificial, que é um dos temas em debate”, explica o presidente da Asserpe.
Durante os três dias de eventos, o Fala Norte e Nordeste promete muitas novidades, com a participação de cerca de 70 grandes nomes importantes do rádio e da TV no País, incluindo jornalistas de destaque como Roberto Cabrini, Ernesto Paglia, Beatriz Castro e Francisco José, que compartilharão experiências e insights sobre a transformação do setor. Entre os temas que serão abordados, estão a evolução da radiodifusão, o impacto da inteligência artificial nas emissoras de rádio e TV, e as novas dinâmicas do mercado publicitário.
“O Fala Norte e Nordeste deve trazer novidades no sentindo de discutir até onde a inteligência artificial já está fazendo parte do jornalismo e até onde o capital humano segue sendo imprescindível dos veículos. Antecipo que na minha posição, que o capital humano continua sendo determinante na produção de conteúdo na vida das emissoras rádio e TV, mas ela não pode abrir mão de usar as novas tecnologias ligadas à presença da inteligência artificial”, comenta Nill Júnior.
Futuro da radiofusão
Para Nill, as emissoras de rádio evoluíram muito com advento da migração para FM desde 2013, com a rádio FM, hoje, presente em praticamente em todo Pernambuco e também no Nordeste. Nesse tempo, o rádio agregou valor às multiplataformas presentes nas ferramentas de streaming, nas redes sociais. “Ele tem na audiência convencional, 80% da população média escuta rádio diariamente, com escuta média de 4 horas por dia. Pernambuco, por exemplo, consome muito rádio”, afirma o presidente da Asserpe.
No tocante à TV, Nil revela que ela também vem se incorporando com muita propriedade às novas tecnologias. Como exemplo, segundo o presidente da Asserpe, o Brasil deve entregar, até 2026, a TV 3.0. Trata-se de um formato que promete agregar muito, pois parte do princípio que chega a ser multissensorial, além das múltiplas oportunidades e probabilidades que ela vai oferecer, facilitando o dia a dia da sociedade, chegando a mais de 75 milhões de lares.
“Estamos muitos satisfeitos com o papel que a rádio e TV tem desempenhado no Nordeste, com a presença desses veículos nas diversas plataformas digitais, agregando valor, levando credibilidade, combatendo as fake News e fazendo a diferença”, pontua.
Programação do evento:
Além das palestras que pautam o Fala Norte e Nordeste, o congresso vai sediar, em paralelo, entre os dias 27 e 29 de novembro, uma exposição, uma arena de inovação e workshops. Na exposição, está programada a participação de 60 expositores do Brasil, com apresentações para o público de soluções e serviços inovadores para a indústria de mídia e entretenimento, incluindo rádio, TV, produtoras de conteúdo, OTT e streaming. A exposição funcionará das 10h às 19h, proporcionando um espaço vibrante para networking e troca de experiências.
Já na área externa do Congresso, será montada a Arena Inovação, com a realização de palestras de expositores e startups, abordando soluções e inovações. As sessões ocorrerão das 12h às 17h, durante os três dias do evento, com entrada gratuita ao público da feira.
O congresso também contará com cerca de 25 painéis e workshops com temas como “Radiodifusão e o mercado publicitário”, “IA e o futuro do rádio esportivo” e “Reinvenção do talento: O valor do capital humano nas empresas de comunicação”. Os workshops oferecerão treinamentos práticos voltados para as novas tecnologias emergentes e a evolução dos negócios, com horários programados das 10h às 17h.
Serviço:
Fala Norte e Nordeste 2024
Período: de 27 a 29 de novembro
Local: Recife Expo Center – Cais Santa Rita, 156 – São José, Recife – PE.
Mais informações: https://falanortenordeste2024.com/