Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
21 de julho de 2024 10:03

Invest Alagoas atrai investidores para o estado durante evento em São Paulo

Invest Alagoas atrai investidores para o estado durante evento em São Paulo

Primeira edição do evento destaca avanços econômicos e sociais do estado para 150 investidores
Paulo Dantas, governador de Alagoas, e Renan Filho, ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, abriram as discussões da noite. | Foto: Divulgação

A primeira edição do Invest Alagoas, realizada na última quinta-feira (13/06) no 033 Rooftop em São Paulo, reuniu quase 400 convidados, incluindo 150 investidores. O evento apresentou os recentes avanços econômicos e sociais do estado de Alagoas e expôs novas oportunidades de negócios. Estiveram presentes o governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes e ex-governador Renan Filho, que abriram a noite falando sobre as mudanças no estado que têm atraído investimentos.

Avanços econômicos e sociais apresentados

Nos discursos, Paulo Dantas e Renan Filho destacaram os progressos de Alagoas nos últimos anos. Renan Filho, que governou o estado de 2015 a 2022, mencionou os desafios iniciais, como a dívida elevada e deficiências em saúde e educação. Ele afirmou que, com foco no equilíbrio fiscal e atração de investimentos, Alagoas hoje está entre os maiores PIBs do Brasil.

“Em 2014, a situação era difícil. Para cada real arrecadado, tínhamos 1,70% de dívida com a União. Maceió ficou 50 anos sem um novo hospital,” afirmou o ministro. “Hoje, Alagoas ocupa a 4ª posição entre os maiores PIBs do País; foram construídos sete hospitais e mais três estão em andamento, gerando mais de 10 mil empregos diretos,” complementou.

Paulo Dantas, governador desde 2023, mencionou realizações em infraestrutura, como a construção do Aeroporto de Maragogi, com o primeiro trecho previsto para 2024. “É o maior aeroporto em construção atualmente no Brasil. Também iremos construir um aeroporto em Penedo, além de estradas como a que irá ligar a região do Baixo São Francisco a todo o país,” disse Dantas. Ele também ressaltou investimentos em saneamento e a erradicação dos lixões a céu aberto no estado.

Painéis destacam oportunidades em diversos setores

Após os discursos, três painéis debateram os avanços e oportunidades de investimentos em Alagoas. O primeiro painel, focado em Distribuição, Comércio e Indústria, contou com representantes da Natura & Co, Sococo, Grupo Carajás, Sindaçúcar e Solar BR. Fábio Acerbi, da Solar BR, destacou o ambiente de negócios transparente e a parceria com o governo estadual. Flávia Tenório, da Sococo, mencionou a segurança jurídica e a qualificação da mão de obra local.

No segundo painel, sobre Energia e Saneamento, Luiz Felipe Coutinho, da Origem Energia, falou sobre o papel das autoridades locais no desenvolvimento dos projetos da empresa. Bernardo Gradin, da GranBio, lembrou que o primeiro etanol celulósico do mundo foi produzido em Alagoas, destacando a inovação no setor energético.

O último painel, focado em Turismo e Tecnologia, discutiu o crescimento do turismo em Alagoas e os avanços tecnológicos impulsionados por iniciativas como o programa OxeTech. Giuliana Mesquita, da Azul Viagens, e Adriana Vasconcelos, do Grupo MME Hoteis e Empreendimentos, compartilharam suas experiências no estado, enquanto Alexandre Apendino, da TOVS, destacou os investimentos em tecnologia e a contratação de mão de obra local.

 

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

ademi-bahia
Sebrae Alagoas promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas | Foto: Reprodução
sede-santander-1
Bilionarios-Nordestinos
polo RN
hospital
Corrente de comércio exterior nordestina atingiu US$ 24,97 bilhões no primeiro semestre de 2024 | Foto: Reprodução
bnb_infra
Ciclo do ouro impulsiona mineração sustentável e geração de empregos | Foto: Reprodução
Maceió, capital de Alagoas - Foto: Legacy600

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }