A cidade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, está emergindo como o principal polo de condomínios logísticos do Nordeste. Dados da consultoria Newmark revelam que o município liderou os aluguéis de galpões logísticos na região em 2024, com 28 mil metros quadrados de locações no último trimestre, superando significativamente outras localidades como Simões Filho (9,7 mil m²) e Feira de Santana (7,5 mil m²), ambas na Bahia.
O crescimento expressivo do setor logístico em Itaitinga começou em 2021, com a instalação do Centro de Distribuição (CD) da Amazon, que ocupa uma área de 32 mil metros quadrados. No ano passado, outro gigante do comércio eletrônico chegou: o Mercado Livre anunciou a construção de seu primeiro CD no Ceará, com previsão de início das operações ainda neste ano. O novo empreendimento ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e faz parte de um plano de expansão que inclui 11 novos centros de distribuição no Brasil.
Outra recente adição ao polo logístico é o novo centro de distribuição da Rede Uniforça, maior associação de supermercados do Nordeste, inaugurado com a presença do governador Elmano de Freitas. O empreendimento, que representa um aumento de 300% na capacidade operacional da rede, possui mais de 20 mil metros quadrados de área construída e gerou cerca de 300 novos empregos.
Localização estratégica
A localização estratégica de Itaitinga tem sido fundamental para atrair esses investimentos. O município oferece fácil acesso ao Porto do Pecém e às principais rodovias para escoamento de mercadorias, como a BR-116. Além disso, a combinação de incentivos fiscais e infraestrutura robusta tem contribuído para tornar a cidade um ponto focal para empresas nacionais e internacionais.
O impacto econômico desses investimentos já se reflete no mercado de trabalho local. Segundo dados do Caged, Itaitinga é a sétima cidade do Ceará na geração de empregos formais, com 5 mil admissões registradas entre janeiro e novembro de 2024. Em termos proporcionais à população, é o segundo município que mais cresce na Região Metropolitana de Fortaleza em relação ao mercado de trabalho.
O movimento de expansão em Itaitinga reflete uma tendência nacional de descentralização dos centros de distribuição para além do eixo Sudeste. Essa estratégia responde ao crescimento do comércio eletrônico e à necessidade de atender consumidores fora dos grandes centros com prazos mais curtos de entrega.
O cenário promissor tem atraído investimentos significativos para a região, como demonstra o caso da Rede Uniforça, que possui 102 lojas no Ceará, totalizando 77 mil metros quadrados de áreas de vendas e gerando aproximadamente 8 mil empregos diretos e indiretos no estado.