Baixio, vila localizada no município de Esplanada, a cerca de 120 km de Salvador, será o cenário de um ambicioso complexo turístico e imobiliário liderado pelo grupo espanhol Prima. Com um investimento total de R$ 5,6 bilhões, o projeto inclui a construção de resorts de luxo, um aeródromo e iniciativas voltadas à sustentabilidade, com potencial para ampliar a visibilidade turística da região.
A iniciativa teve sua pedra fundamental lançada no último sábado (30), e vai atrair novos visitantes ao Litoral Norte e fortalecer a economia regional, impulsionando a Bahia, e consolidando o estado como um destino de alto padrão no mercado turístico nacional. A vila Baixio já é conhecida por altos investimentos e por abrigar empreendimentos sofisticados do grupo Prima, por exemplo, que oferece um hotel boutique, condomínios de alto padrão e um centro comercial.
A primeira fase desse projeto bilionário, está avaliada em R$ 2,1 bilhões, e já está em andamento. Inclui dois resorts de alta categoria: um da renomada marca Fasano e outro da tailandesa Anantara, totalizando 532 unidades habitacionais. Para facilitar o acesso ao destino, um aeródromo com capacidade para 40 aeronaves será construído, consolidando o potencial de Baixio para receber turistas internacionais.
O projeto está inserido em uma área de 6.300 hectares, mantendo 70% de preservação ambiental. A segunda etapa, com início previsto para 2025, trará um resort all inclusive com 900 apartamentos, sob gestão de uma bandeira internacional, como Meliá ou Marriott. A proposta integra turismo e sustentabilidade, com iniciativas que conciliam desenvolvimento econômico e preservação dos ecossistemas locais.