Por Eduardo Maretti
Para RBA – Rede Brasil Atual
São Paulo – Depois de Natal, onde participou de evento de pré-campanha na noite dessa quinta-feira (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa por Alagoas nesta sexta (17). Na capital Maceió, Lula vai se encontrar com o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e também com o ex-governador Renan Filho, além do atual chefe do governo, Paulo Dantas, ambos do MDB. À noite, todos participam de ato público no Centro de Convenções de Maceió. A agenda foi montada em conjunto, pelas assessoria de Lula e do anfitrião Renan. No final da manhã, Lula teve encontro com artistas alagoanos.
Em Alagoas há clara dissidência emedebista em relação à eleição presidencial. Embora a pré-candidata oficial do partido seja a senadora Simone Tebet (MDB-MS), Renan é um dos mais influentes apoiadores de Lula no Nordeste e no país. “A aliança com Renan é muito sólida”, diz o deputado José Guimarães (PT-CE), um dos principais articuladores da pré-campanha de Lula, à RBA.
Fechando a agenda na região, o petista estará em Aracaju no sábado (18), onde participa do lançamento da pré-candidatura do senador Rogério Carvalho ao governo sergipano.
Em postagem no Twitter na terça-feira (14), Renan afirmou que “a eleição em Alagoas deve ser uma das mais federalizadas do país”. Segundo ele, estará “de um lado a defesa da democracia, o respeito à vida, a inclusão, o emprego e renda com @LulaOficial, do outro o bolsonarismo, sinônimo de golpe, mortes, fome, miséria e incompetência”. O maior adversário político de Renan em seu estado é o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), principal aliado político de Jair Bolsonaro no país.