O estado do Maranhão se destaca no Brasil quando se trata de parcelamento de compras. De acordo com o estudo “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, impressionantes 80,4% dos consumidores locais preferem dividir o valor de suas despesas em prestações, tornando-o o estado com o maior costume de parcelamento no país.
Embora o Maranhão lidere o parcelamento, a pesquisa também revela que essa prática está em ascensão em todo o país. Sete em cada dez brasileiros (70%) optam por comprar a prazo. Os fatores mais ponderados antes de parcelar uma compra incluem a disponibilidade de dinheiro em conta (27%) e a taxa de juros cobrada (25%).
Métodos de parcelamento no Maranhão
No Maranhão, o método mais popular de parcelamento é o uso de cartão de crédito de terceiros (34%), enquanto apenas 6% das pessoas utilizam seu próprio cartão de crédito para essa finalidade. Além disso, crediários específicos de lojas (28%) e boletos bancários (26%) também são amplamente procurados para diluir o valor das compras ao longo do tempo.
O estudo também oferece insights sobre a organização financeira dos maranhenses. Apenas 51% das pessoas afirmam realizar um controle mensal das finanças pessoais. Os principais objetivos são evitar o endividamento (46,5%) e criar uma reserva de segurança (36%). No entanto, os consumidores maranhenses estão entre os menos otimistas em relação às finanças pessoais (48%) e têm menos confiança em sua capacidade de organizar e planejar suas finanças (41,8%).
Busca por crédito no Maranhão
O estudo da Serasa também analisou o comportamento dos brasileiros na busca por crédito. No Maranhão, 52% dos consumidores afirmam ter procurado crédito adicional no último ano. Os métodos mais pesquisados e contratados incluem o cartão de crédito (51%) e empréstimos pessoais (48%). Vale destacar que o Maranhão é o estado brasileiro com maior busca por crédito para aquisição de imóveis (10,8%).