Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
26 de julho de 2024 19:15

Ministros do STF derrubam afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas

Ministros do STF derrubam afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas

Decisões de Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso devolvem político, que é candidato à reeleição, ao cargo. Dantas foi afastado por decisão do STJ em meio a investigações de rachadinha.

Por Marcio Falcão
Para TV Globo – Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta segunda-feira (24) o afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), devolvendo o político ao cargo. A medida consta em duas decisões, assinadas pelos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.

Paulo Dantas tinha sido afastado do cargo no dia 11 de outubro por decisão da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz, confirmada posteriormente pela maioria da Corte Especial do STJ.

Em sua decisão, Mendes afirmou que o Código Eleitoral proíbe medidas cautelares contra candidatos a cargos majoritários (como governadores) desde os 15 dias antes do primeiro turno até as 48 horas depois do segundo turno.

Barroso considerou que há dúvida razoável sobre a competência para o afastamento pelo STJ, responsável por analisar casos sobre governadores, uma vez que as suspeitas se referem ao período em que Paulo Dantas era deputado estadual.

O afastamento atendeu a um pedido da Polícia Federal na esteira da investigação sobre o uso de funcionários fantasmas e desvios de recursos na Assembleia Legislativa de Alagoas quando era deputado estadual.

Segundo o inquérito policial, o esquema de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa de Alagoas teria sido chefiado pelo agora governador. As investigações apontam que foram feitos saques em dinheiro em nome de funcionários fantasmas. Ainda de acordo com as investigações, aproximadamente R$ 54 milhões foram desviados desde 2019

Os investigadores dizem que Paulo Dantas continuava nomeando funcionários fantasmas e se beneficiando do esquema mesmo no cargo de governador.

A mulher de Paulo Dantas, Marina Thereza Cintra Dantas, uma irmã dele e dois cunhados também são investigados por terem despesas pessoais pagas supostamente com dinheiro desviado.

Em uma rede social, Paulo Dantas publicou mensagem dizendo que “a verdade venceu”.

“A verdade venceu! Os ministros do STF Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso derrubaram o meu afastamento. Agora retorno ao cargo que nunca deveria ter sido tirado de mim já que sofri com fake news e ataques baixos. Aqui é a campanha da verdade. Quer o outro lado aceite ou não!”, postou Dantas.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Epinne EPB 2024 começa no Recife com mais de 400 participantes para debater as tendências e inovações do setor | Foto: Andrea Rego Barros
449098972_7437128199747826_1490114092045862294_n
Usina de etanol celulósico
Governador lança programa para fortalecer setor econômico | Foto: Agência Alagoas
Governador Paulo Dantas em visita ao novo empreendimento que gera emprego, renda e desenvolve o turismo na Barra de Santo Antônio | Foto: Agência Alagoas
Destinado a todas as mulheres empreendedoras da região | Foto: Reprodução
economia_nordeste_REPRODUCAO
WhatsApp-Image-2024-07-23-at-09.11.14
Artesanal Nordeste promove cursos, exposições e venda de materiais para artesanato | Foto: Reprodução
Quinta e última etapa do G20 Brasil se dará entre os dias 23 e 26 de julho, em Fortaleza (CE) | Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }