Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de novembro de 2025 20:26

Miniusina móvel deve impulsionar exportação de algodão orgânico do Piauí para a França

Miniusina móvel deve impulsionar exportação de algodão orgânico do Piauí para a França

SAF entrega miniusina para processamento de algodão orgânico produzido no Piauí | Foto: Vinicius Moura – SAF-PI.

Uma miniusina móvel de beneficiamento de algodão orgânico, recentemente entregue pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) para a Associação de Moradores da Comunidade Lagoa do Juá, em São Francisco de Assis do Piauí, deve impulsionar a produção e exportação do produto, que tem como destino a França. Em 2024, a região produziu 9 toneladas de algodão orgânico, todas exportadas para o mercado francês.

O equipamento, adquirido com recursos próprios da SAF, aumentará a autonomia e a produtividade dos agricultores nas comunidades rurais de São Francisco de Assis do Piauí e Paulistana. Segundo o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, a miniusina possibilitará o beneficiamento local, economizando tempo e custos para os produtores.

“O equipamento permitirá o processamento direto do algodão nas unidades dos produtores, reduzindo os custos de transporte até a central em Paulistana e atendendo cerca de 100 famílias em 24 comunidades”,  destaca Coutinho.

A miniusina processa o algodão em pluma, separando as sementes para replantio ou uso como ração animal. O algodão da região possui certificação orgânica, gerida pela Associação dos Produtores Agroecológicos do Semiárido (Apaspi), que valoriza o produto no mercado externo, especialmente na França. Essa certificação exige práticas sustentáveis, como a ausência de queimadas e agrotóxicos.

A suplente do conselho fiscal da Apaspi Jovem Rural, Claudiana Rodrigues Costa, afirma que a certificação orgânica assegura a qualidade dos produtos. “Esse selo agrega valor tanto ao algodão quanto às outras culturas de nossas áreas produtivas, demonstrando nosso cuidado com a natureza e nosso compromisso com manejos sustentáveis”, explica.

Conforme Claudiana, a Apaspi está sempre presente durante todo o processo, oferecendo todo apoio necessário. “O processo de certificação é participativo, chamado Giro dos SPGs (Sistema Participativo de Garantia), onde cada grupo tem comissões de Ética e Avaliação. A comissão de Ética visita os produtores do próprio grupo, enquanto a de Avaliação visita outros produtores”, complementa.

Com essa nova infraestrutura, o algodão orgânico do Piauí ganha competitividade no mercado externo, com toda a produção destinada à fábrica francesa Vert, que utiliza o algodão em calçados sustentáveis. A expectativa é que o equipamento aumente a produtividade e fortaleça o desenvolvimento econômico da agricultura familiar na região.

Entrega de miniusina à Associação de Moradores da Comunidade Lagoa do Juá, zona rural de São Francisco de Assis do Piauí. Claudiana Rodrigues Costa aparece em cima do equipamento, com Clébio Coutinho à sua direita. | Foto: Vinicius Moura – SAF-PI.

Para avaliar o impacto da miniusina nas atividades produtivas das comunidades, os agentes territoriais do Vale do Canindé e da Chapada Vale do Itaim monitoram os grupos de produção durante o ciclo da cultura e firmam parcerias com as associações locais para qualificar esse acompanhamento.

A instalação da miniusina integra uma estratégia mais ampla da SAF para fortalecer a agricultura familiar no Piauí. “A SAF apoia a estruturação da unidade de processamento em Paulistana por meio do projeto Piauí Sustentável e Inclusivo, integra o grupo de produção de algodão ao projeto Fomento Rural do MDS e expande o cultivo de algodão agroecológico em Padre Marcos e Simões, em parceria com o Consórcio Nordeste, o MDA e a EMBRAPA Algodão, através de unidades de aprendizagem participativa”, conclui Coutinho.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }