Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de junho de 2024 17:00

Nordeste atrai investimentos verdes para desenvolvimento sustentável

Nordeste atrai investimentos verdes para desenvolvimento sustentável

Comitiva de Governadores parte para Europa para promover energia limpa e desenvolvimento verde
Governadores do Nordeste e presidente da SUDENE | Foto: Divulgação

A região Nordeste do Brasil, conhecida por sua riqueza em recursos naturais e energéticos, está em uma missão para atrair investimentos verdes e impulsionar seu crescimento econômico e sustentável. Uma comitiva de sete governadores, incluindo Rafael Fonteles (PT-PI), Raquel Lyra (PSDB-PE), Fátima Bezerra (PT-RN), Paulo Dantas (MDB-AL), Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Elmano de Freitas (PT-CE), Fábio Mitidieri (PSD-SE), além do vice-governador do Maranhão, Felipe Costa Camarão (PT), partiu para a Europa para apresentar oportunidades de investimento e promover a produção de energia limpa.

A missão internacional foi organizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e inclui participação na World Hydrogen 2024 Summit, uma das maiores feiras de hidrogênio verde do mundo, em Roterdã, na Holanda. De lá, os governadores vão a Bruxelas, capital da Bélgica, para uma reunião na sede da União Europeia junto com o presidente da Apex, Jorge Viana, a fim de apresentar oportunidades de investimento no Nordeste brasileiro.

Para a governadora Fátima Bezerra, presidente do consórcio Nordeste, a missão tem muito potencial econômico. “Nós sabemos o potencial imenso que o Nordeste tem. Daí a importância de participarmos deste evento em busca de mais oportunidades e investimentos para nossa região”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O Consórcio Nordeste vai apresentar aos investidores o potencial da região e as condições favoráveis para produção de energia limpa. O Nordeste tem a maior concentração de parques eólicos do mundo, gerando 28,7 gigawatts de energia, o que corresponde a 89,9% da produção nacional desta matriz. Possui também excelentes níveis de irradiação solar, produzindo 8,1 gigawatts de energia fotovoltaica, o equivalente a 57% da geração no Brasil.

A missão deve durar até o dia 18 de maio e inclui reuniões com membros da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič, para debater pautas ambientais de relevância para todo Nordeste e Brasil.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }