Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de junho de 2024 18:15

O que é Empretec: conheça o programa do Sebrae que transforma empreendedores

O que é Empretec: conheça o programa do Sebrae que transforma empreendedores

Empresárias compartilham suas experiências e o impacto do Empretec em suas trajetórias profissionais.

O Empretec foi um divisor de águas na vida de Janaína Ramos, empresária da Panos de Cordel. Após participar do programa, ela percebeu seu crescimento como pessoa e como empreendedora. Janaína largou seu emprego como gerente financeira de um hotel e iniciou seu empreendimento na cozinha de casa, durante a pandemia, com a ajuda de sua mãe, Ivone de Oliveira, de 77 anos de idade. “O Empretec me tornou mais profissional no meu negócio”, conta.

Janaína, da Panos de Cordel | Fotos: acervo pessoal

Para Izabelle Amaral, diretora financeira do Pier Zero8, o programa foi transformador, proporcionando análise do perfil empreendedor, revisão do planejamento da empresa, estabelecimento de metas e cálculo de riscos. “O Empretec agrega e traz firmeza aos negócios”, afirma Amaral, que participou da capacitação pela primeira vez na última turma de junho.

Empretec: o que é e como funciona

O Empretec é um programa do Sebrae que tem o objetivo de formar empreendedores de alta performance. Criado pela ONU há 30 anos, o Empretec utiliza capacitações e atividades práticas cientificamente fundamentadas. Essa metodologia é considerada a mais importante do mundo no segmento, formando milhares de empresários anualmente.

O Centro Empretec, responsável pela implementação do programa no Brasil, já formou mais de 285 mil empreendedores em quase 30 anos. O Empretec é conhecido por ser um programa intensivo e desafiador, exigindo comprometimento dos participantes. Durante a imersão, os ‘empretecos’ vivenciam a experiência de serem empreendedores, enfrentando dores e desafios. Saiba mais sobre o programa e inscreva-se para as próximas edições aqui.

Trinta Anos Transformando Empreendedores

Em 2023, o Programa Empretec celebra 30 anos de formação de empreendedores de alta performance por meio de capacitações e atividades práticas. Janaína e Izabelle fazem parte das 4000 ‘empretecas’ e ‘empretecos’ formados pelo programa em Alagoas, onde já foram realizadas 200 turmas. Cintia Silver, analista do Sebrae Alagoas, destaca o impacto do programa na evolução dos empreendedores. Muitos participantes que já possuíam um negócio ou tinham uma ideia conseguiram colocá-la em prática após o Empretec.

Imagem de capa da matéria: O que é empretec. Foto de cima pra baixo mostra turma de formandos no programa
Foto: Sebrae/Divulgação

Para comemorar o sucesso da metodologia, o Sebrae realizará o Empretec Experience no próximo dia 22, como um evento gratuito para empreendedores. Apesar do grande interesse, as inscrições já se esgotaram, contando com cerca de 500 participantes. Cintia Silver destaca a marca Empretec e o impacto que ela tem na vida das pessoas.

“Foi muito acima da nossa expectativa termos fechado as inscrições com tanta antecedência do evento. Isso mostra o impacto que a marca Empretec tem na vida das pessoas, toda equipe envolvida ficou muito feliz. Tivemos um engajamento muito grande internamente para fazer essas divulgações e mobilizar as pessoas para que ficassem sabendo do evento. Ficamos tristes por não poder receber mais pessoas pela capacidade do evento, mas temos certeza de que será um absoluto sucesso”, explicou Silver.

Empretec repaginado e adaptado para novos segmentos

Neste ano, o material do Empretec foi repaginado, contando com uma metodologia atualizada e moderna. O programa busca atender às necessidades de segmentos específicos e tem realizado turmas para o turismo, startups, produtores rurais e advogados dentro da OAB. O objetivo é oferecer orientações e capacitação adequadas a cada nicho empreendedor.

Uma história de cordel: empreendedorismo e afetividade regional

No início da Panos de Cordel, Janaína Ramos foi descoberta por um consultor do Sebrae que falou do Empretec. Curiosa para conhecer o programa, na seleção em 2022 descobriu que o treinamento girava em torno do comportamento empreendedor. Com coragem para assumir as falhas e direcionar da forma certa sua empresa, ela aceitou o desafio.

O Empretec proporcionou a Janaína o desenvolvimento de habilidades que foram aplicadas em seu negócio. A convivência com outros empresários de diferentes nichos enriqueceu sua experiência, permitindo que ela conhecesse métodos e experiências adaptáveis à sua empresa. Janaína ressalta que o Empretec vai além de um curso, proporcionando uma vivência de autoanálise sobre o comportamento empreendedor, abrindo possibilidades para seu negócio.

“Após iniciar o programa, um misto de sentimentos me tomou conta e quis desistir no segundo dia, pensei não estar preparada para viver algo tão intenso. Meu negócio já havia tomado um rumo, estava bem encaminhado e de repente me deparei com um mundo de coisas que eu estava fazendo errado ou não fazia. Bateu o desânimo, mas com o passar dos dias pude perceber o quão importante é receber orientações de quem está capacitado e o Empretec me possibilitou colocar de imediato isso na prática”, revelou a empreendedora.

Para Janaína, o programa a fez desenvolver habilidades novas para projetá-las no negócio. Para tanto, a convivência com outros empresários de diversos nichos foi muito enriquecedora, permitindo-a que conhecesse mais sobre diversos métodos e experiências que podem ser adaptadas para o seu.

“Às vezes me pego relendo o conteúdo para deixar sempre vivos os aprendizados, isso me dá um gás a mais para tocar o barco da forma como tem que ser”, complementa a empresária.

Clique aqui e conheça um pouco do trabalho da Panos de Cordel https://www.instagram.com/panos.decordel/ .

Em meio à correria do empreendedorismo, o desejo de aprender retorna

Mesmo com seu restaurante, Pier Zero8, localizado na Barra Nova – em Marechal Deodoro, já possuindo cerca de seis anos de existência, Izabelle Amaral sentiu a necessidade de se capacitar e fortalecer seu negócio. Foi aí que surgiu a oportunidade de participar do Empretec neste ano.

“Eu já era parceira do Sebrae há algum tempo e fui incentivada por uma amiga a participar do programa e me tornar uma empreteca. Então retornei ao Sebrae depois de quase seis anos de negócios para vivenciar todos esses comportamentos empreendedores e adaptar para a realidade do meu negócio”, ressaltou Izabelle.

Izabelle – Pier Zero8 | Foto: acervo pessoal

Após finalizar o treinamento, a diretora do restaurante pôde colocar em prática os ensinamentos e dicas aprendidas durante o programa. Izabelle destaca o quão transformador é participar do Empretec e a satisfação que sente como empreteca. Ela agradece aos facilitadores e à rede de contatos que contribuíram para seu aprendizado. Izabelle afirma que sua turma foi composta por empreendedores dedicados, que batalham diariamente para alcançar suas metas e objetivos.

Flávio Braga, sócio do PierZero8 e esposo de Izabelle conta que o Pier começou em 2016 como uma casa de eventos que realizava casamentos, shows, recepções e formaturas. Devido à sua beleza e à atmosfera náutica proporcionada pela Marina ao lado e pela praia em frente, muitas pessoas passavam pelo local durante os eventos e pensavam que era um restaurante. Surgiu então a ideia de transformar o espaço em um estabelecimento desse tipo.

Ao realizar pesquisas e conhecer pessoas interessadas na proposta, eles viram a oportunidade de abrir o restaurante. Inicialmente, tentaram conciliar os eventos com o restaurante, mas o rápido crescimento do negócio levou a uma redução gradual dos eventos em favor do restaurante. O espaço foi ampliado para incluir terrenos adjacentes e a Marina. Os eventos passaram a ser organizados exclusivamente pela equipe do PierZero8, como o festival de carne, o aniversário do restaurante, a festa de reveillon e outros eventos de abertura de verão.

Graças às parcerias com instituições como o Sebrae e a participação em cursos de empreendedorismo, como o Empretec, a equipe conseguiu se adaptar ao crescimento. Flávio Braga ressalta: “No início, sentimos que o negócio estava crescendo além de nossa experiência, mas com dedicação e apoio, estamos conseguindo acompanhar o desenvolvimento do restaurante e nos profissionalizar na mesma medida. Graças a Deus, estamos vencendo”, conclui.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }