Otimismo em Maceió
Os comerciantes de Maceió estão otimistas com a aproximação do Dia dos Pais, celebrado em 12 de agosto. Faltando duas semanas para a data, os produtos já começam a ser expostos nas lojas da capital. Esposas e filhos iniciam a busca por presentes, com opções que variam desde lembranças econômicas até itens de maior valor.
Silvio Costa, economista e coordenador do Instituto de Estudos e Pesquisas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL), prevê um Dia dos Pais positivo. “Nossa expectativa é de crescimento não apenas no volume de vendas, mas também no valor médio das vendas. Estimamos um aumento entre 8% e 12% nos segmentos voltados para o público masculino”, explicou Costa. O comércio está aquecido pela prorrogação do corte de juros e redução do IPI pelo governo, fatores que devem contribuir para um bom resultado nas vendas.
Expectativas em Pernambuco
Em Pernambuco, uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PE), em parceria com a CEPLAN, revelou que 70% dos consumidores pretendem comemorar o Dia dos Pais este ano. O economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, comenta que “a expectativa é de um crescimento de 14,3% no volume de vendas em relação ao ano passado”. Segundo a pesquisa, a média de gastos será de R$ 164 por presente, um aumento de 6,3% em relação a 2023.
Lima destacou que “os empresários utilizam estratégias de vendas diversas, com modalidades de pagamento diferenciadas e promoções especiais”. O setor de restaurantes também espera um aumento significativo nas vendas, com muitos consumidores optando por celebrar a data fora de casa.
Bahia: Crescimento expressivo nas vendas
A Bahia é um dos estados que mais se destacam, com um aumento de 8,2% nas vendas em relação ao ano passado. O consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, atribui o otimismo ao mercado de trabalho aquecido e à estabilidade dos preços. “O saldo de empregados e desligados na Bahia, de janeiro a maio deste ano, foi de 45,1 mil, um aumento de 4,6% em relação ao mesmo período de 2023”, destacou Dietze.
A Fecomércio-BA projeta um aumento de 8% nas vendas para o Dia dos Pais. O setor de vestuário lidera as intenções de compra, seguido por eletrodomésticos e eletrônicos. O segmento de serviços, especialmente bares e restaurantes, também se beneficia com a data, esperando um aumento de 20% nas vendas.
E-commerce e preferências de consumo
O e-commerce também está em alta para o Dia dos Pais. Segundo dados da Nubimetrics, os produtos mais procurados incluem kits de barbear, smartwatches, e itens de churrasco. O ticket médio de compras via e-commerce foi de R$ 234,84. A Fecomércio-BA observou uma queda nos preços de diversos produtos, como smartphones (-10%) e televisores (-7,78%), facilitando ainda mais o consumo.