O governador da Paraíba, João Azevêdo, assinou na segunda-feira (16) um protocolo de intenções com a empresa Neur Leder do Brasil, integrante do grupo Stellantis, para a instalação de uma nova fábrica automotiva no município do Conde. O investimento inicial será de R$ 20,7 milhões e a operação deve gerar até 400 empregos diretos, com faturamento anual estimado em R$ 200 milhões.
A unidade fabril ocupará uma área de 15 mil metros quadrados e será a primeira no Brasil a produzir substrato de microfibra com TPO, material utilizado em painéis de instrumentos de veículos. A Neur Leder é especializada em revestimentos de couro para interiores automotivos e atende marcas como Creta, HB20, Citroën e Peugeot.
Durante o anúncio, o governador João Azevêdo destacou o ambiente favorável para investimentos na Paraíba, reforçando o papel do estado no equilíbrio fiscal e na segurança jurídica. “Na Paraíba, o empresário tem segurança jurídica para investir, o que gerou mais de 1 milhão de empregos entre 2019 e 2024”, afirmou Azevêdo.
O CEO da Neur Leder, Vanderlei Aleluia, ressaltou a localização estratégica e o apoio do governo como fatores decisivos para a escolha do estado. “A Paraíba nos proporcionou um ambiente de negócios completamente diferente, que favorece o crescimento dos empresários. Se outros estados do Brasil tivessem esse ambiente, o PIB do país seria muito maior”, destacou.
Operação e perspectivas
A nova fábrica da Neur Leder atenderá, inicialmente, o polo automotivo da Stellantis em Pernambuco e, futuramente, outros polos do grupo. As obras têm início previsto para o primeiro semestre de 2025, com a operação programada para começar em 2026.
De acordo com Rômulo Polari Filho, presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), os resultados positivos do estado são um reflexo de sua competitividade. “Somos o estado mais competitivo do Nordeste, com a melhor infraestrutura e solidez fiscal, o que atrai empresas de ponta”, destacou Polari.
Com informações de Paraíba Business.