Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
24 de maio de 2024 20:12

Paraíba registra 10ª baixa mais expressiva de busca por crédito no país em abril

Paraíba registra 10ª baixa mais expressiva de busca por crédito no país em abril

Especialista aponta que cautela do consumidor em relação à tomada de crédito deve se manter enquanto a inflação continuar em alta
Foto: USP Imagens

Por Redação
Para Portal Correio – Paraíba

A Paraíba registrou a 10ª baixa mais expressiva de busca por crédito no mês de abril, de acordo com o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian, divulgado nesta sexta-feira (19). Dados apontam que a procura pelo recurso financeiro caiu 28,4% no estado.

O maior tombo aconteceu no Amapá (36,2%), seguido do Rio de Janeiro (33,7%), Roraima (31,4%), Alagoas (30,6%) e Pará (29,6%).

Na Região Nordeste, buscaram menos crédito que os consumidores da Paraíba, além dos de Alagoas, os da Bahia (29,6%), Pernambuco (29,1%), Ceará (29%) e Piauí (28,9%).

Desde os consumidores que recebem até R$ 500 mensais e tiveram a baixa mais expressiva até os que ganham mais de R$ 10 mil, todas as faixas de renda marcaram retração na demanda por crédito.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que a cautela do consumidor em relação à tomada de crédito deve se manter enquanto a inflação continuar em alta, junto com a taxa de juros e a inadimplência.

“O cenário financeiro segue desafiador para grande parte da população, desacelerando o uso das linhas de crédito, recurso que já não estava sendo usado para grandes investimentos, com o encarecimento da Selic. Agora, com os altos níveis de negativação, não há incentivo ao consumo nem para pequenas compras”, analisa.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23
Imagem aérea de bairro de Marechal Deodoro | Foto: Ricardo Ledo
i

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }