O Porto de Itaqui se encontra em fase de expansão, com obras avançadas para a construção de um novo embarcadouro, chamado de Berço 98. O porto se localiza em São Luís, no Maranhão, e é um dos maiores portos públicos do País, movimentando cerca de 36 milhões de toneladas em produtos só no ano passado.
Em pleno crescimento, o porto, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), vem investindo em tecnologia para acelerar as obras do novo embarcadouro. Parte desse processo, o uso do cantitravel, equipamento normalmente usado em obras portuárias que serve de apoio para os equipamentos necessários para as obras, foi introduzido na última semana.
O Cantitravel utilizado nas obras do Porto de Itaqui tem a capacidade de suportar cerca de 400 toneladas em equipamentos sem que seja necessário o uso de suportes marítimos ou flutuantes, promovendo uma base mais segura e estável em áreas com marés e correntezas fortes. O equipamento também foi utilizado nas obras do Rodoanel, em São Paulo, e na construção da Ponte Joinville, em Santa Catarina.
As obras do Berço 98 estão atualmente na fase de fundação, com conclusão prevista para outubro de 2026. Para a construção do embarcadouro, foram investidos cerca de R$ 289 milhões. Além de permitir a atracação de navios de grande porte, o Berço 98 irá permitir que o porto movimente mais 8 milhões de toneladas por ano, aumentando o faturamento em cerca de 20%.
A ampliação do porto é um passo importante para fortalecer a economia do Maranhão, além de ampliar a geração de renda produzindo vagas de emprego no estado. Atualmente, só nas obras do Berço 98 estão empregadas cerca de 150 pessoas, com a previsão de que esse número dobre conforme a construção avance.