Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de março de 2025 20:10

Porto de Natal abre licitação para arrendamento de terminal de granéis sólidos

Porto de Natal abre licitação para arrendamento de terminal de granéis sólidos

Processo de arrendamento do Terminal NAT01 prevê investimento de R$ 29,2 milhões e visa modernizar operações portuárias no Nordeste
Foto: Reprodução/Internet

O prazo para envio de contribuições à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sobre o arrendamento do Terminal NAT01, no Porto de Natal, termina em 2 de abril. A sessão pública virtual para a licitação ainda terá data definida. O contrato terá duração de 15 anos, podendo ser prorrogado, e contempla uma área de 21,4 mil metros quadrados para movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais. O investimento estimado é de R$ 29,23 milhões.

O arrendamento faz parte de um plano amplo de modernização portuária no Nordeste, que deve receber cerca de R$ 4 bilhões em investimentos até 2026. A região contará com novos terminais e ampliações em diversos estados, abrangendo granéis sólidos, líquidos, contêineres e infraestrutura para passageiros.

Impacto na economia e desafios do Porto de Natal

O Porto de Natal enfrenta desafios para manter sua relevância na economia local. Em 2024, registrou uma queda de 13,24% na movimentação de cargas e uma redução de 84,81% na movimentação de contêineres. A saída da empresa CMA CGM, principal operadora do terminal administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), impactou especialmente as exportações de frutas frescas para a Europa, redirecionadas para portos cearenses.

A ampliação da movimentação de granéis sólidos, como minério de ferro, é vista como estratégia essencial para recuperar a performance do terminal e atrair novos investimentos.

Plano de desenvolvimento e expansão

O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Natal, publicado pela Codern em março de 2024, detalha melhorias estruturais, como o aprofundamento do canal de acesso e a ampliação da bacia de evolução, permitindo a atracação de navios de maior porte.

Outra área em foco é o Pátio Sul, atualmente usado para cargas conteinerizadas. A Codern recebeu uma Manifestação de Interesse de Arrendamento para transformar o local em um terminal multipropósito, capaz de atender tanto cargas gerais quanto conteinerizadas.

Entre os desafios estruturais, destaca-se a limitação da Ponte Newton Navarro, que restringe a passagem de navios maiores, e a necessidade de dragagem do canal de acesso.

Investimentos nacionais no setor portuário

O setor portuário nacional deve receber R$ 20 bilhões em investimentos até 2026, conforme apresentado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dentro desse montante, R$ 3,929 bilhões serão aplicados em 13 projetos distribuídos por sete portos nordestinos, com foco na modernização e expansão das operações.

Com esse novo arrendamento, o Porto de Natal busca se reposicionar como um hub estratégico para a movimentação de granéis sólidos no Nordeste, ampliando sua capacidade logística e sua relevância no comércio exterior.

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

espigões 2
café alagoas
agricultura familiar
BNB
Mapotiba
Missão Paraíba-Lisboa Imagem 1
IPTU 2025
alagoas
aquicultura
renovabio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }