O prazo para envio de contribuições à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sobre o arrendamento do Terminal NAT01, no Porto de Natal, termina em 2 de abril. A sessão pública virtual para a licitação ainda terá data definida. O contrato terá duração de 15 anos, podendo ser prorrogado, e contempla uma área de 21,4 mil metros quadrados para movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais. O investimento estimado é de R$ 29,23 milhões.
O arrendamento faz parte de um plano amplo de modernização portuária no Nordeste, que deve receber cerca de R$ 4 bilhões em investimentos até 2026. A região contará com novos terminais e ampliações em diversos estados, abrangendo granéis sólidos, líquidos, contêineres e infraestrutura para passageiros.
Impacto na economia e desafios do Porto de Natal
O Porto de Natal enfrenta desafios para manter sua relevância na economia local. Em 2024, registrou uma queda de 13,24% na movimentação de cargas e uma redução de 84,81% na movimentação de contêineres. A saída da empresa CMA CGM, principal operadora do terminal administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), impactou especialmente as exportações de frutas frescas para a Europa, redirecionadas para portos cearenses.
A ampliação da movimentação de granéis sólidos, como minério de ferro, é vista como estratégia essencial para recuperar a performance do terminal e atrair novos investimentos.
Plano de desenvolvimento e expansão
O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Natal, publicado pela Codern em março de 2024, detalha melhorias estruturais, como o aprofundamento do canal de acesso e a ampliação da bacia de evolução, permitindo a atracação de navios de maior porte.
Outra área em foco é o Pátio Sul, atualmente usado para cargas conteinerizadas. A Codern recebeu uma Manifestação de Interesse de Arrendamento para transformar o local em um terminal multipropósito, capaz de atender tanto cargas gerais quanto conteinerizadas.
Entre os desafios estruturais, destaca-se a limitação da Ponte Newton Navarro, que restringe a passagem de navios maiores, e a necessidade de dragagem do canal de acesso.
Investimentos nacionais no setor portuário
O setor portuário nacional deve receber R$ 20 bilhões em investimentos até 2026, conforme apresentado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dentro desse montante, R$ 3,929 bilhões serão aplicados em 13 projetos distribuídos por sete portos nordestinos, com foco na modernização e expansão das operações.
Com esse novo arrendamento, o Porto de Natal busca se reposicionar como um hub estratégico para a movimentação de granéis sólidos no Nordeste, ampliando sua capacidade logística e sua relevância no comércio exterior.