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21 de janeiro de 2025 03:17

Projeto de ligação ferroviária entre Cabedelo-Sertão da PB e CE pode ser realidade em 2025

Projeto de ligação ferroviária entre Cabedelo-Sertão da PB e CE pode ser realidade em 2025

Parlamentar defende que o ramal ferroviário entre Cabedelo e Barro serve como solução estratégica para impulsionar a economia da Paraíba
Obra da transnordestina no Ceará terá um aditivo de R$ 3,6 bilhões, por meio do PAC. Foto: NeoFeed

O projeto de um ramal ferroviário ligando o Porto de Cabedelo, na Paraíba, ao município de Barro, no Ceará, passando pelo Sertão paraibano, voltou a ganhar destaque em dezembro. Apresentada inicialmente em 2011, a proposta foi retomada pelo deputado federal Wilson Santiago (Republicanos), que defende a inclusão da Paraíba no plano de expansão da Ferrovia Transnordestina.

Em entrevista ao portal Investindo Por Aí, o deputado ressaltou a importância do ramal para fortalecer o escoamento da produção local e reduzir os custos logísticos. “O ramal ferroviário é uma peça estratégica para assegurar que a Paraíba se conecte a esse importante corredor logístico, permitindo ao estado usufruir dos benefícios proporcionados pela expansão da Transnordestina. A Paraíba não pode ficar de fora dessa integração importante. Precisamos de um ramal que conecte nossa produção às principais rotas de transporte, impulsionando o crescimento econômico e fortalecendo nossa competitividade”.

A discussão sobre o ramal ocorre em um momento de novos investimentos no setor ferroviário. O Governo Federal anunciou recentemente um aditivo de R$ 3,6 bilhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para dar continuidade às obras da Transnordestina no Ceará.

Iniciada em 2002, a Ferrovia Transnordestina possui 1.757 quilômetros de extensão e tem como objetivo conectar os portos de Suape (PE) e Pecém (CE). Com um grande potencial logístico, a obra tem enfrentado dificuldades ao longo dos anos e, até o momento, apenas 62% da construção foi concluída. No entanto, o recente anúncio do Governo Federal sobre a conclusão de trechos importantes, como o que liga Paes Landim a Paulistana (PI) e Missão Velha a Acopiara (CE), reacendeu as expectativas de que a ferrovia, agora com a inclusão da Paraíba, desempenhará um papel central na integração da região Nordeste.

Impactos econômicos e setoriais para a Paraíba

Para o deputado Wilson Santiago o ramal ferroviário será importante para todos os setores econômicos da Paraíba, desde a agricultura e pecuária até a indústria e o comércio. Foto: reprodução

O deputado Wilson Santiago detalhou os impactos diretos que a implementação do ramal ferroviário pode ter sobre a economia paraibana, destacando a importância do transporte ferroviário para reduzir os custos logísticos, um dos principais gargalos da competitividade do estado. “Hoje, o custo do transporte é um dos maiores desafios para a competitividade da Paraíba. Um produto pode ter até 50% do seu custo de produção dedicado ao transporte, o que torna nosso mercado menos competitivo”, afirmou.

Segundo Wilson Santiago, a ferrovia reduziria significativamente o custo do transporte, tornando os produtos mais acessíveis para o consumidor final. “Ao diminuir os custos de transporte, a Paraíba terá condições de competir de forma mais eficaz com outros estados do Brasil e com o mercado global. Isso significa mais empregos, mais produção e mais renda para a população”, explicou.

O deputado ainda acrescentou que o ramal ferroviário será importante para todos os setores econômicos da Paraíba, desde a agricultura e pecuária até a indústria e o comércio. Ele afirmou que, com o transporte mais barato, os produtores locais terão mais condições de expandir suas atividades, exportar mais produtos e competir no mercado internacional. “Com a ferrovia, podemos reduzir os custos de produtos como o granito, o ferro e até a soja, tornando-os mais acessíveis e competitivos”, disse.

Geração de empregos e impacto social

Um dos maiores benefícios apontados por Wilson Santiago é a geração de empregos. O projeto prevê a construção de cerca de 500 quilômetros de ferrovia, o que representa uma enorme oportunidade de trabalho tanto na obra quanto nas atividades subsequentes de operação e manutenção. 

“O impacto sobre a geração de empregos diretos na construção da ferrovia será imenso, beneficiando a população local e nordestina de forma geral. Além disso, haverá uma grande quantidade de postos de trabalho indiretos, o que será um grande benefício para a economia da Paraíba”.

O deputado também mencionou o impacto social da obra, já que a melhoria nas condições logísticas contribuirá para a redução das desigualdades econômicas dentro do estado. “A melhoria na infraestrutura nvai atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida da população. Ao promover um desenvolvimento mais equilibrado, a ferrovia contribui para a redução das disparidades regionais”.

A ferrovia, de acordo com o parlamentar, substituirá os modais logísticos já existentes, e atuará como um complemento importante. “A Paraíba já possui uma rede de rodovias e portos, e com isso, ajudará a integrar melhor esses diferentes meios de transporte. A integração da ferrovia com os portos e rodovias permitirá uma logística mais eficiente e uma redução significativa nos custos de transporte, o que terá reflexos diretos na economia local”, destacou.

No entanto, ele alertou que, sem a implementação da ferrovia, o estado continuará enfrentando dificuldades no setor logístico. “Atualmente, muitos produtores não conseguem competir no mercado devido ao alto custo do transporte. O modelo rodoviário está se tornando cada vez mais inviável para produtos de alto volume ou que exigem longas distâncias. O transporte ferroviário é a solução para isso”, argumentou.

Atração de investimentos e parcerias

Wilson Santiago também afirmou que a implementação da ferrovia abrirá portas para novos investimentos para o setor logístico, além de diversos outros setores. ”Empresas internacionais, como as chinesas, que transportam grandes quantidades de ferro e outros produtos, poderão se beneficiar diretamente da melhoria na infraestrutura de transporte. Com a ferrovia, a Paraíba se tornará mais atrativa para empresas que buscam uma forma mais eficiente de escoar seus produtos, fortalecendo a competitividade do estado”, explicou.

O parlamentar acredita que a ferrovia ajudará a atrair investimentos em diversas áreas da economia local. “A construção de um ramal ferroviário como esse não se limita ao transporte de carga. Ele também cria condições para que novas indústrias se instalem na Paraíba, gerando mais emprego e renda.

O deputado concluiu enfatizando o impacto positivo que a ferrovia terá sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba. Ele acredita que, com a inclusão do estado na expansão da Transnordestina, a economia local verá um aumento significativo no crescimento do PIB, que se tornará um dos maiores do Nordeste. “A ferrovia vai impulsionar a economia da Paraíba como nunca antes. O impacto será imediato e contínuo, com uma melhoria no crescimento do PIB que beneficiará toda a população”, finalizou.

A retomada do projeto do ramal ferroviário que ligará Cabedelo, na Paraíba, ao município de Barro, no Ceará, está trazendo grandes expectativas para a economia local e para a competitividade da Paraíba. Conforme abordado pelo deputado Wilson Santiago, a proposta representa uma solução para os gargalos logísticos do estado e pode ser a chave para o crescimento sustentável e a geração de empregos em diversos setores. 

Com a inclusão no plano de expansão da Ferrovia Transnordestina, a Paraíba terá a oportunidade de fortalecer sua infraestrutura, reduzir os custos de transporte e atrair novos investimentos, contribuindo para o desenvolvimento regional e aumentando a competitividade no cenário nacional e internacional.

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