Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
30 de maio de 2024 12:22

Projeto do Sebrae Alagoas transforma a Ilha do Ferro em referência sustentável de economia criativa

Projeto do Sebrae Alagoas transforma a Ilha do Ferro em referência sustentável de economia criativa

Projeto Reflorilha promove ações integradas para preservação ambiental, diversificação econômica e turismo consciente

Um projeto desenvolvido pelo Sebrae Alagoas, em colaboração com diversos parceiros, está lançando uma nova perspectiva sobre a Ilha do Ferro que vai além do reconhecido artesanato criado pela comunidade local. O Reflorilha abraça diversas frentes de atuação, unindo esforços para garantir políticas públicas, diversificação da Economia Criativa, foco no reciclado, turismo consciente e sustentabilidade na região.

Bordado da Ilha do Ferro | Foto: Tom Alves
Bordado da Ilha do Ferro | Foto: Tom Alves

A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de Pão de Açúcar, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e a Associação Ilha das Artes, está sendo desenvolvida no povoado ribeirinho, em estreita colaboração com os moradores locais.

Entre as ações previstas e em curso destacam-se a coleta seletiva de resíduos, instalação de viveiro de espécies nativas, melhoria do tratamento da água (saneamento básico), criação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Ferro, estabelecimento do centro de informações turísticas, atividades de Educação Ambiental, e estruturação de um sistema de pagamentos por serviços ambientais (ecossistêmicos) e absorção de carbono integral na Ilha do Ferro.

Ana Madalena Sandes, analista do Sebrae Alagoas, destaca a importância dessa colaboração entre projetos: “Essa interação de tantos projetos juntos é para fazer com que aquele ateliê a céu aberto perdure por muitos anos e as próximas gerações possam usufruir da caatinga e de outras espécies que são utilizadas hoje na arte e que eles possam também criar como os artesãos de hoje.”

A gestora de Artesanato do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, ressalta que o objetivo central do Reflorilha é tornar o território sustentável, proporcionando à comunidade ribeirinha do São Francisco a capacidade contínua de produção. “A Ilha do Ferro se tornou conhecida por seu artesanato com o bordado Boa Noite, mas principalmente pela atividade artesanal com a madeira. Estamos juntos para que a Ilha se torne cada vez mais conhecida, porém, através de atividade sustentável e consciente, além de um exemplo para todo o Brasil.”

Yang da Paz, jovem artesão da Ilha do Ferro, expressa sua visão positiva sobre as propostas de reflorestamento e associativismo: “Com orientação e adoção de boas práticas, a gente pode adotar muitas iniciativas que já fazem parte das ideias de moradores e artesãos. Ter acesso às mudas e fazer um plantio planejado vai trazer um novo propósito para quem vive e trabalha aqui.”

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

jomart
b3-4
Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }