Projeto lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico (FNDE), o FNDE Chegando Junto se propõe a monitorar e oferecer assistência técnica na melhoria da educação básica pública em estados que, segundo critérios da autarquia, necessitam de um apoio mais específico. Com atuação inicial na região Norte, o projeto chega ao Nordeste em sua segunda fase, com atuação no Maranhão.
O projeto pretende coordenar todo um ecossistema de políticas públicas a fim de melhorar o ensino básico no Maranhão, por isso, em sua primeira etapa, o objetivo do projeto é mapear e auxiliar prefeituras na retomada de obras educacionais federais que estejam inacabadas. Segundo a autarquia, o Maranhão apresenta centenas de casos de obras paralisadas.
Das 847 obras que podem ser incluídas no bojo desse projeto, 737 já manifestaram interesse e 335 já foram aprovadas. Além do apoio com obras educacionais, o FNDE Chegando Junto se propõe a ajudar gestores escolares a participar de iniciativas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a conseguir apoio em áreas como material didático, alimentação escolar e transporte.
Já nessa primeira etapa, 73 municípios serão contemplados pelo projeto. Além de visitas técnicas, o FNDE Chegando Junto propõe encontros semanais com gestores, educadores e a comunidade escolar das cidades contempladas com o objetivo de entender melhor os desafios e potencialidades de cada município. Lançado no último dia 18 de fevereiro na capital São Luís, o projeto será executado no estado até o mês de novembro.