Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
20 de abril de 2024 03:56

Região Nordeste desponta na área da inovação no Brasil

Região Nordeste desponta na área da inovação no Brasil

Custos operacionais reduzidos estão entre os fatores de competitividade da região em relação aos grandes centros


Segundo o Startups Report Brasil (2022-2023), levantamento realizado pelo Observatório do Sebrae Startups, há 1.250 empresas nascentes no Nordeste impactadas pela instituição. O Porto Digital de Recife (PE), por exemplo, atua há duas décadas, gerando desenvolvimento de soluções inovadoras. Não à toa, cria um ambiente que atrai investidores e empreendedores, promovendo ainda formação de profissionais de tecnologia da informação.

A Startupbootcamp, terceira maior aceleradora de startups global, tomou a decisão de estabelecer sua operação brasileira no Recife. Fundada em 2010 e com um portfólio de 1.500 startups e scale-ups, incluindo dez unicórnios (empresas de tecnologia avaliadas em mais de US$ 1 bilhão), a organização está chegando ao Brasil com um compromisso firme de investir no desenvolvimento de negócios alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Há ainda, na Paraíba, um dos polos tecnológicos mais antigos e conceituados do Brasil, em Campina Grande, e o mais recente Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, em João Pessoa. Muitas também são as comunidades de startups presentes no Nordeste, como a Sururu Valley (AL), Rapadura Valley (CE) e Jerimum Valley (RN).

O Ceará ainda reúne muitos hubs de inovação, desde a capital até a região metropolitana, passando por Cariri, Sobral e Juazeiro do Norte. A região também conta com o apoio de grandes universidades, como é o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que possui 34 centros de pesquisa.

Outras instituições de ensino também estão ganhando popularidade pelos investimentos em novos negócios. Inclusive, sete startups ligadas à Agência de Inovação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionadas em 2022 pelo Sebrae-PB, entre 200 propostas submetidas, para a fase de Fomento do Programa Startup Nordeste Paraíba. As empresas receberam bolsas no valor mínimo de R$ 39 mil. Todas as startups passaram pelas etapas de pré-aceleração e aceleração por meio de capacitações on-line, palestras e mentorias individuais.

Diferenciais na região

O Nordeste tem algumas vantagens competitivas, como custos operacionais reduzidos, já que os profissionais de tecnologia cobram abaixo do valor oferecido em regiões mais populosas, como em São Paulo ou no Sul do país. Porém, não significa que não há qualidade, pois a presença de grandes universidades e institutos de pesquisa colaboram para a capacitação.

Além disso, também há muitos incentivos governamentais e programas de apoio à inovação que atraem investimentos e o desenvolvimento. Destaco ainda o espírito empreendedor do nordestino, a diversidade cultural, e claro, os recursos naturais, que podem ser úteis para startups com foco em energias renováveis, por exemplo.

É válido lembrar que enquanto existem cidades engatinhando e aprendendo a lidar com o Marco Legal das Startups, Recife foi a primeira capital brasileira a se beneficiar da legislação. Inclusive, já está no seu 2º Ciclo de Inovação Aberta, programa da prefeitura que busca soluções para a cidade e o estado, facilitando a contratação de empresas por parte do governo.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

18042024 Lancamento Credito Desenvolve SECTI (EF) 0001
banco do nordeste
Prefeito-Bruno-Reis-1024x638
expoalagoas-2024
Energia solar grátis | Foto: reprodução
parque-shopping-maceio-expansao-06
donkey-head
56802_2024-04
Piauí deve alcançar uma boa taxa de vacinação bovina para conquistar aprovação internacional (Foto: Gov PI)
10042024 ApexBrasil Abertura (PF) -18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }