O Banco do Nordeste (BNB) anunciou sua nova linha de crédito destinada à revitalização de centros históricos, disponível para todos os empreendedores que desejam investir em revitalização, recuperação e retrofit (modernização) de imóveis localizados na área de atuação da Sudene e do BNB.
Empreendedores do nordeste que tenham atividade produtiva e queiram se instalar nos centros históricos urbanos podem acessar o financiamento, chamado de FNE Retrofit. Sem teto de crédito, a nova linha conta com 12 anos para pagamento e quatro de carência. Para ter acesso, os empresários devem apresentar o projeto ao Banco do Nordeste, que será avaliado pela equipe técnica da instituição.
Nas últimas semanas, os primeiros candidatos a acessar o FNE Retrofit foram recebidos pelo BNB e pela Sudene. O grupo, composto por empresários da Rua da Imperatriz, um dos principais pontos do comércio do Recife, apresentou suas demandas do setor para o BNB, Sudene e Prefeitura do Recife. Intervenções na infraestrutura, segurança e reestruturação financeira de impostos referente à propriedade dos imóveis fizeram parte do projeto proposto pelo grupo.
O superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Hugo Queiroz, explicou, em entrevista ao Diário de Pernambuco, como funciona essa nova linha de crédito. Segundo ele, o FNE Retrofit faz parte da diversificação dos financiamentos para atender o setor produtivo. No último ano, R$7 bilhões foram aplicados pelo BNB em Pernambuco, e a expectativa para 2025 é de que tenha mais recursos do FNE no estado, com uma aplicação de R$8 bilhões