Executivos da companhia aérea chilena Sky Airline foram recebidos pelo Governo do Rio Grande do Norte para conhecer as potencialidades econômicas e turísticas do estado. A reunião técnica contou com a participação de empresários ligados ao turismo local, além de equipes da Secretaria de Turismo e da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística). No encontro, que aconteceu no dia 11 de dezembro, foram apresentados para os executivos da Sky Airline a infraestrutura turística da região. Além disso, os executivos passaram mais dois dias conhecendo pontos turísticos do estado.
O Rio Grande do Norte, conhecido por suas belezas naturais, como a famosa Praia de Pipa, vêm recebendo cada vez mais turistas. Em 2023 o estado recebeu 329 mil viagens, um aumento de 33% comparado com 2021, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estima-se que a média dos gastos por cada pernoite dos visitantes seja de R$ 2207, totalizando cerca de 726 milhões que giraram a economia do estado somente em 2023. Somente na capital do estado, em Natal, o turismo chega a contribuir com cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB), de todo o Rio Grande do Norte e gera mais de 67 mil empregos diretos.
Essa visita faz parte de um processo de aceleração do turismo na região Nordeste apoiada pelo Governo Federal. Entre as principais demandas do encontro, está a abertura de uma rota aérea que permita voos diretos entre o Rio Grande do Norte e o Chile, a fim de reforçar o estado como um destino internacional competitivo para lazer e negócios.
Em parceria com o Natal Airport, a governadora Fátima Bezerra (PT) recepcionou a comissão da companhia aérea, que atende diversas rotas internacionais na América do Sul. Durante o encontro, a governadora reforçou o compromisso do governo com a recepção de novos turistas vindos do Chile e salientou que esta é uma parceria importante para o estado a fim de gerar mais empregos, renda e desenvolvimento.
No início de dezembro foi lançado um novo edital do PATI (Programa de Aceleração do Turismo Internacional) que vai destinar para o Nordeste um investimento inicial de 24 milhões para atrair rotas internacionais para a região. O Chile, segundo maior país emissor de turistas da América Latina, é um mercado estratégico para essa expansão de rotas aéreas para impulsionar o turismo na região Nordeste.
Para esse primeiro edital regionalizado, focado no Nordeste, serão investidos R$ 24 milhões, com a previsão de captar ao menos 260 mil novos assentos em voos internacionais no período de um ano.