Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
20 de janeiro de 2025 19:09

Sky Airline no Brasil quer fechar uma rota direta Natal-Santiago em RN

Sky Airline no Brasil quer fechar uma rota direta Natal-Santiago em RN

O estado pode se tornar o sétimo destino da companhia aérea chilena, que durante reunião, demonstrou manter esforços para ampliar a conectividade internacional na região
Companhia aérea chilena realizou visita técnica para conhecer as potencialidades econômicas da região. Foto: divulgação

Executivos da companhia aérea chilena Sky Airline foram recebidos pelo Governo do Rio Grande do Norte para conhecer as potencialidades econômicas e turísticas do estado. A reunião técnica contou com a participação de empresários ligados ao turismo local, além de equipes da Secretaria de Turismo e da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística). No encontro, que aconteceu no dia 11 de dezembro, foram apresentados para os executivos da Sky Airline a infraestrutura turística da região. Além disso, os executivos passaram mais dois dias conhecendo pontos turísticos do estado.

O Rio Grande do Norte, conhecido por suas belezas naturais, como a famosa Praia de Pipa, vêm recebendo cada vez mais turistas. Em 2023 o estado recebeu 329 mil viagens, um aumento de 33% comparado com 2021, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE). Estima-se que a média dos gastos por cada pernoite dos visitantes seja de R$ 2207, totalizando cerca de 726 milhões que giraram a economia do estado somente em 2023. Somente na capital do estado, em Natal, o turismo chega a contribuir com cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB), de todo o Rio Grande do Norte e gera mais de 67 mil empregos diretos.

Aeroporto Internacional de Natal. Foto: divulgação/Natal Airport

Essa visita faz parte de um processo de aceleração do turismo na região Nordeste apoiada pelo Governo Federal. Entre as principais demandas do encontro, está a abertura de uma rota aérea que permita voos diretos entre o Rio Grande do Norte e o Chile, a fim de reforçar o estado como um destino internacional competitivo para lazer e negócios.

Em parceria com o Natal Airport, a governadora Fátima Bezerra (PT) recepcionou a comissão da companhia aérea, que atende diversas rotas internacionais na América do Sul. Durante o encontro, a governadora reforçou o compromisso do governo com a recepção de novos turistas vindos do Chile e salientou que esta é uma parceria importante para o estado a fim de gerar mais empregos, renda e desenvolvimento.

No início de dezembro foi lançado um novo edital do PATI (Programa de Aceleração do Turismo Internacional) que vai destinar para o Nordeste um investimento inicial de 24 milhões para atrair rotas internacionais para a região. O Chile, segundo maior país emissor de turistas da América Latina, é um mercado estratégico para essa expansão de rotas aéreas para impulsionar o turismo na região Nordeste.

Para esse primeiro edital regionalizado, focado no Nordeste, serão investidos R$ 24 milhões, com a previsão de captar ao menos 260 mil novos assentos em voos internacionais no período de um ano.

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Mercado imobiliário
companhia-aerea-maceió
secretário-fábio-xavier
WhatsApp Image 2025-01-15 at 17.24
WhatsApp Image 2025-01-10 at 17.08
Senac AL - Cursos 2025
WhatsApp Image 2025-01-15 at 09.47
WhatsApp Image 2025-01-10 at 14.21
WhatsApp Image 2025-01-15 at 08.36
Captura de tela 2025-01-13 230526

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }