O The Times, um dos maiores e mais tradicionais jornais da Inglaterra, elegeu recentemente os 14 melhores destinos da América do Sul. Atrás apenas de Salta, na região andina da Argentina, Salvador recebeu reconhecimento como segundo lugar nessa lista.
Pensando no período de outubro até maio, época de maiores temperaturas no hemisfério sul e, portanto, melhor época para visitar a maioria dos destinos sul americanos, o artigo do The Times é um claro impulso turístico para toda a região, influenciando inúmeros leitores ingleses e do mundo todo, via internet, a visitarem algumas das cidades destacadas, como foi o caso de Salvador.
Parte desse contexto, a Secretaria de Turismo da Bahia está apresentando um trabalho importante que envolve tornar a capital baiana um destino mais conhecido por turistas internacionais. Nos últimos dias 22 e 23 de fevereiro, a equipe da secretaria divulgou os atrativos de Salvador em Los Angeles Travel & Adventure Show, evento importante do setor turístico. Além de Salvador, a Chapada Diamantina também chamou a atenção dos visitantes do evento, segundo a equipe da Secretaria de Turismo.
Segundo dados divulgados recentemente pela Embratur, dos 2.810.553 turistas internacionais que visitaram o Brasil no primeiro bimestre de 2025, 24.254 viajantes usaram Salvador como porta de entrada para o Brasil, melhor marca em todo o Nordeste.
Esse que foi o primeiro semestre em que o Brasil recebeu mais turistas estrangeiros em sua história, também foi um período de recordes na Bahia, já que o Salvador Bahia Airport recebeu durante o carnaval o maior número de viajantes estrangeiros desde o começo da sua concessão. Somente entre os seis dias de carnaval passaram 10.287 turistas internacionais no aeroporto, um número 13% maior do que o do ano passado.