O Acelera Perifa 2024, programa focado no desenvolvimento e democratização do empreendedorismo nas comunidades periféricas de Maceió, está com edital aberto para seleção de agentes locais de empreendedorismo. As inscrições seguem até 11 de dezembro, e os interessados devem preencher um formulário e enviar a documentação necessária conforme as instruções disponíveis no edital. Para acessar, clique aqui.
A iniciativa tem como objetivo formar jovens de 18 a 29 anos, ou estudantes universitários, como Agentes de Empreendedorismo de Periferia. Esses agentes atuam diretamente com pequenos negócios locais, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de micro e pequenas empresas nas periferias da capital alagoana.
A gestora de sustentabilidade/ASG do Sebrae Alagoas, Ana Sandes, destaca a importância da atuação dos agentes, que vêm das periferias e conhecem bem o contexto local. “Buscamos jovens com perfil de liderança e engajamento comunitário, capazes de atuar como ponte entre a comunidade e o Sebrae. Ao capacitá-los, formamos futuros consultores que não apenas trazem conhecimento, mas compreendem profundamente a realidade local. Mais que formação, é dar oportunidade para que liderem e se vejam no futuro do empreendedorismo”, afirma.
Os agentes selecionados fazem o atendimento a Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresas (ME) localizados nas periferias de Maceió, aplicando uma ferramenta de diagnóstico fornecida pelo Sebrae Alagoas. Essa ferramenta identifica necessidades específicas de melhoria na gestão dos negócios, promovendo a sensibilização para o uso de práticas básicas de gestão e oferecendo orientações para apoio administrativo.
Cada agente acompanha até 20 empreendedores locais, aplicando diagnósticos empresariais, elaborando relatórios e desenvolvendo planos de ação personalizados. A relação com os empreendedores ocorre de maneira híbrida (presencial e/ou online), e os agentes também registram dados nas plataformas do Sebrae e Rede+ para acompanhar o cumprimento das metas do projeto.
Os selecionados recebem uma bolsa mensal de R$1.500 por um período inicial de cinco meses, com possibilidade de renovação por mais seis meses. Podem participar tanto pessoas físicas quanto jurídicas (MEI e Microempresas) domiciliadas ou com atuação nas periferias de Maceió. Para candidatos pessoa física, será exigida a formalização como MEI em até três dias úteis após a seleção.
O processo seletivo inclui etapas de análise curricular, entrevistas, avaliação de perfil e habilidades, formalização do MEI (quando necessário), capacitação e contratação. A capacitação ocorre entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2025, no Sebraelab em Maceió, com carga horária de 40 horas obrigatória para todos os agentes selecionados.
Impacto do Acelera Perifa
Ana Sandes observa que muitos empresários da periferia ainda acham que o Sebrae não é para eles. “Na primeira fase do Acelera Perifa, 78% dos empreendedores atendidos nunca tinham ido ao Sebrae. Hoje, vemos cada vez mais empresários participando dos nossos eventos de inovação, e fico especialmente feliz ao vê-los engajados”, comenta.
Segundo ela, o Acelera Perifa gera um impacto direto ao entrar nas periferias, grotas e favelas, levando atendimento aos empreendedores locais. “Damos espaço aos não formalizados, mostrando as vantagens da formalização sem impor. Nosso objetivo é organizar a gestão, ensinando desde a criação de uma rede de contatos até parcerias com empresas âncoras, para fortalecer a competitividade e inovação no mercado”, complementa.
Na última edição do programa, encerrada em junho, o Acelera Perifa beneficiou mais de 300 pessoas e ofereceu 850 horas de orientação a até 150 empreendedores. A iniciativa tem se destacado pelo fortalecimento de negócios locais, especialmente entre mulheres de 41 a 60 anos, proporcionando aumento da competitividade e impacto econômico nas comunidades onde atuam.