O calendário de eventos que envolve a economia da Paraíba foi bastante movimentado, em novembro. Ao longo de todo o mês, o Banco do Nordeste e o SEBRAE realizaram, em parceria com outros órgãos e empresas, diversos encontros em todo o estado com foco em investimentos, networking e captação de crédito.
O superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Rudrigo Araújo, falou exclusivamente para o Investindo Por Aí, e comentou sobre a importância desses eventos, bem como a parceria de empresas como o SEBRAE. “O Banco do Nordeste tem na sua missão e no seu DNA, o desenvolvimento. E a gente parte da premissa de que desenvolvimento não se faz sozinho. O crédito por si só não é capaz de gerar desenvolvimento. Então, partindo disso, a gente tem buscado com parceiros institucionais como SEBRAE, como FIEP, como FECOMÉRCIO, enfim, todos os entes institucionais para que a gente se faça presente junto dos eventos promovidos por esses parceiros e os tragam também para os eventos promovidos por nós”, conta Rudrigo Araújo.
Para ele, o desenvolvimento se faz dessa forma: aproximando, conectando as pessoas e as instituições para que se possa coordenar ações que tornem o crédito efetivo. “Quando o crédito chega só, sem uma devida capacitação para o empreendedor, ele não é efetivo em desenvolver, ele se perde por ali. Mas se a gente chega junto com o SEBRAE com a capacitação empreendedora, Banco do Nordeste junto com o crédito, certamente seremos muito mais efetivos”, afirma.
Ao ser perguntado sobre os objetivos envolvidos nesses encontros, Rudrigo respondeu que os eventos têm como finalidade aproximar o principal parceiro do Banco, que é o empreendedor. Segundo ele, o empreendedor é o responsável por fazer a roda da economia girar, gerando emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da população. Por fim, o superintendente afirmou que o Banco do Nordeste, neste ano de 2024, está próximo de aplicar quatro bilhões de reais no estado da Paraíba, que para ele, o valor é resultado da aproximação de parceiros institucionais e empreendedores.
Entre as convenções realizadas no estado estão: a Expo Favela Innovation Paraíba, que ocorreu entre os dias 01 e 03 de novembro, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Nela houve palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios e apresentações de startups, além de mentorias, cursos, shows, entre outras iniciativas criadas por moradores das favelas no estado; também ocorreu em João Pessoa, nos dias 20 e 21 de deste mês, no teatro Pedra do Reino, o SEBRAE Pró-Business 2024, que contou com nomes como o do professor, escritor e psiquiatra Augusto Cury e do CEO do Rock in Rio, Luis Justo. Já em Pitimbu, aconteceu a segunda edição do Festival da Lagosta, que foi realizado em duas etapas, nos finais de semana de 9 e 10 de novembro e em 14 a 16 do mesmo mês em Acaú. Segundo a organização, o encontro teve como objetivo fortalecer a economia local, promover a gastronomia e fomentar o turismo sustentável.
No interior do estado foram realizados mais dois eventos. O primeiro deles foi o XVI Expo Monteiro – entre os dias 06 e 10 de novembro, que faz parte do circuito Anual de Feiras de Agronegócios da Paraíba, e teve destacou a importância econômica e social da caprinovinocultura na região. Por fim, nos dias 29 de novembro a 1º de dezembro foi realizado o V Leite do Vale Expo Negócios, realizado na Fazenda Santa Clara, na área rural do município de Itaporanga, Vale do Piancó, no sertão do estado. De acordo com os organizadores, este visa promover o desenvolvimento do setor agropecuário, buscando o aumento da produtividade mediante a utilização de novas tecnologias sustentáveis.
O V Leite do Vale Expo Negócios contou em sua programação com nomes como o de Diego Ribas, ex- jogador de futebol e ídolo do Flamengo, que realizou uma palestra abordando temas como empreendedorismo e gestão de marcas, e Felipe Moura, considerado um dos principais especialistas em pastagens para melhorar a produtividade pecuária. Além disso, o evento teve a participação de mais de 70 expositores e áreas reservadas para realização de leilões de animais, espaços para apresentações culturais, praça gastronômica para atender os visitantes e ambiente de divulgação destacando os atrativos turísticos nos municípios da região.