Uma noite repleta de amigos e atores da cena política nacional e local marcaram o lançamento do livro “Por Trás das Contas – Reflexões e Abordagem Crítica sobre Economia, Política e Finanças Públicas”, do ex-secretário da Fazenda de Alagoas e atual secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. O evento aconteceu ontem à noite na Grano Padaria, na Ponta Verde, e reuniu cerca de 300 pessoas, que formaram uma longa fila para ter o livro autografado por aquele que se tornou uma referência nacional pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Fazenda do estado.
Estiveram presentes o ministro dos Transportes, Renan Filho, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Vitor, o senador Fernando Farias, o deputado federal e candidato à prefeitura de Maceió, Rafael Brito, a atual secretária de Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, entre outros secretários estaduais, o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar da Silva, líderes de entidades como o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra, empresários de diversos setores da economia e profissionais liberais.
George Santoro conseguiu, por meio da publicação dos seus artigos – alguns escritos a quatro, seis mãos -, dar visibilidade nacional ao crescimento econômico de Alagoas. Os artigos abordam temas que afetavam a gestão fiscal de Alagoas e dos estados brasileiros e foram usados para um melhor entendimento das mudanças e desafios que o estado vinha enfrentando nos últimos anos. Além disso, os textos proporcionam um profundo conhecimento do processo de modernização da gestão do estado. “Para mim essa é uma noite muito especial. Esse livro foi feito com muito carinho, com a curadoria da amiga Sheila Maluf, que selecionou os artigos de uma forma muito interessante que conduz a leitura por um caminho gostoso, apesar dos aspectos técnicos. Quem tiver a oportunidade de ler os artigos poderá aprender um pouco com a crise pela qual Alagoas estava passando quando assumi a Fazenda e de que maneira eu ajudei o ex-governador de Alagoas, Renan, Filho, a conduzir as contas públicas que permitiu a realização do ajuste fiscal, a retomada dos investimentos e, naturalmente, o crescimento do estado nesses últimos dez anos”, afirma o autor.
Com prefácio de José Roberto Afonso, o “pai” da Lei de Responsabilidade Fiscal, e orelha ex-governador de Alagoas e atual Ministro dos Transportes, Renan Filho, o livro é leitura obrigatória para os cursos de administração, contabilidade, economia e direito do setor público e de todos que atuam em secretarias estaduais de Fazenda pelo Brasil afora. No livro, o leitor não vai encontrar teorias, mas um testemunho da aplicabilidade técnica de conhecimentos adquiridos e da experiência que só o dia a dia é capaz de proporcionar.