
Com o apoio do Senac Alagoas, a Cooperativa Art-ilha, especializada no tradicional Bordado Boa-Noite, patrimônio cultural que possui mais de um século de história na Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, formou 36 mulheres no curso Básico de Corte e Costura, ampliando seus conhecimentos e abrindo caminho para a criação da primeira coleção de moda do bordado tradicional.
A formação, realizada na própria cooperativa, contou com 40 horas de aula e teve como objetivo ensinar técnicas de corte, costura e modelagem às artesãs. Para João Paulo Barbosa, gerente de relacionamento do Senac Alagoas, o Senac entra justamente para somar ao conhecimento que essas mulheres já têm. “O que a gente faz é agregar uma nova competência, com corte, costura e modelagem, para que elas consigam transformar esse conhecimento em novas peças e ampliar as possibilidades de trabalho e geração de renda”, conta o gerente. “Isso amplia as possibilidades de trabalho, comercialização e mostra exatamente o papel do Senac: chegar cada vez mais perto das pessoas, entender suas necessidades e oferecer qualificação que possa transformar conhecimento em novas oportunidades”, conclui.
A partir do curso oferecido para as artesãs da Cooperativa Art-ilha, foram produzidas 20 peças diferentes que serão apresentadas em um desfile. “Levar o Boa Noite para o vestuário agrega valor ao trabalho dessas mulheres e aproxima o bordado de novos públicos. Estamos falando de um patrimônio cultural com mais de um século de história que agora ganha uma nova possibilidade de chegar ao mercado”, diz Barbosa. “Para nós, é muito significativo participar desse processo porque a qualificação profissional passa a ser uma ferramenta de valorização da cultura, de fortalecimento do empreendedorismo e de geração de renda”, conclui.
A Ilha do Ferro, no coração sertão alagoano, é casa de um de muitos conhecimentos ancestrais ainda praticados por todo o estado. Segundo João Paulo Barbosa, cada região tem suas características, suas vocações e seus conhecimentos, e o papel do Senac é estar cada vez mais próximo dessas pessoas. “Temos trabalhado cada vez mais para chegar a diferentes municípios e regiões de Alagoas, levando a qualificação para mais perto de quem precisa dela”, explica o gerente. “A experiência da Ilha do Ferro é um exemplo muito claro disso: nós chegamos a um território que tem uma identidade cultural muito forte, ouvimos uma demanda concreta e, a partir dessa escuta, construímos uma solução de qualificação junto à comunidade”, conclui.
O gerente destaca que Alagoas tem muitos territórios com saberes, produtos e vocações que podem ser potencializados pela qualificação profissional. “Vamos seguir sendo essa ponte entre aquilo que as pessoas já sabem fazer e novos conhecimentos que ampliem suas possibilidades de trabalho, empreendedorismo e geração de renda”, afirma Barbosa. “Quando a gente leva esse tipo de iniciativa para diferentes municípios e regiões, fortalece os negócios locais e movimenta a economia de todo o estado”, conclui.

