Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
24 de maio de 2024 16:35

Setores ligados ao turismo planejam contratar para o Verão

Setores ligados ao turismo planejam contratar para o Verão

Com a diminuição do número de casos de Covid-19 e o avanço da vacinação na Bahia, um dos setores mais afetados com a pandemia, o setor de turismo, vem esboçando otimismo com relação à procura na alta temporada. Para atender a demanda que deve aumentar ainda mais neste fim de ano, bares, restaurantes, hotéis e pousadas, por exemplo, devem anunciar aberturas de vagas para contratação de pessoal.

“Na Bahia há 57 mil bares e restaurantes. Mais de 60% das empresas tiveram que demitir durante a pandemia. Em setembro, 31% já estavam pensando em recontratar funcionários. A gente espera que até o final do Verão as empresas recuperem o faturamento e também o patamar de quadro de funcionários registrado no período pré-pandemia. Se isso se concretizar estamos falando de um quadro de ao menos 60 mil funcionários que foram demitidos durante esse período”, disse o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel), Leandro Menezes.

Segundo ainda o presidente da Abrasel, dentro de uma situação normal, essas contratações acontecem no formato de trabalho temporário. No entanto, se chegar no final do Verão com a economia estabilizada, a taxa de efetivação desses contratos será maior que em outros anos. “Precisamos recompor esse quadro que foi reduzido durante a pandemia. A princípio vai ter a contratação para esse período de maior demanda, mas se as coisas saírem dentro de uma normalidade, boa parte deve ficar efetivado nas empresas. O maior volume de contratação acontece para garçons, cozinheiros e auxiliares de cozinha. O segmento de bares e restaurantes é muito receptivo. O conselho que damos para quem for tentar a vaga é que tenha disponibilidade para poder aprender”.

Para a diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis da Bahia (ABHI), Renata Prosérpio, o cenário que se desenha para o fim de ano é de aumento de contratações também no setor de hotelaria. Segundo ela, o setor vem mostrando bons resultados desde julho. “Todas as demissões que foram feitas durante a pandemia estão sendo revertidas. É um cenário muito bom. É lógico que ainda temos cautela, pois ainda estamos na pandemia. Mas o momento é de recuperação desses trabalhos. Desde julho que estamos tendo uma boa demanda no setor e isso vai aumentar as contratações. Nossa expectativa é que em termos de contratação tenhamos um aumento de 20% a 30% no setor de hotelaria”, projetou.

Empregos formais

De acordo com dados do Ministério da Economia, as atividades relacionadas ao setor do turismo registraram 6.421 contratações por emprego formal na Bahia em 2021. Já em Salvador, o total de empregos formais gerados foi de 1.881. Os dados são referentes aos meses de janeiro a setembro deste ano. Dentre as atividades consideradas neste levantamento estão as classes de hotéis e similares; restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas; agências de viagens, operadores turísticos e parques de diversão e parques temáticos, por exemplo. [T.B.]

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23
Imagem aérea de bairro de Marechal Deodoro | Foto: Ricardo Ledo
i

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }