Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
21 de julho de 2024 09:55

Startup alagoana firma parceria inédita com Google

Startup alagoana firma parceria inédita com Google

Plataforma desenvolvida pela Trakto Design deve levar escalabilidade para a produção de anúncios com uso de IA
Gustavo Souza, Newton Neto e Paulo Tenório em anúncio da parceria na sede do Google Brasil, em São Paulo | Foto: Júlia Dal Bello

Nascida em Alagoas, a startup de tecnologia e design Trakto, anunciou nesta quinta-feira, 4, uma nova parceria com o Google, a primeira que a bigtech assina no mundo, para a produção em larga escala de anúncios publicitários multimídia por meio de inteligência artificial (IA) generativa. A plataforma Trakto.Studio já nasce integrada com as demais ferramentas do Google para uma interface automatizada com bancos de dados, sistemas de métricas de performance de anúncios, alto controle de conteúdos de marcas e até mesmo com o Google  Merchant Center. Desenvolvida em três idiomas (português, inglês e espanhol), o Trakto.Studio permite, em segundos, criar e multiplicar as peças publicitárias para anúncios digitais, tornando o processo de design mais escalável e efetivo.

A solução visa ainda oferecer uma solução mais ágil e eficiente para as peças publicitárias ao fazer parte do pacote mais amplo de AI do Google, o avançado modelo de linguagem Gemini, da plataforma Vertex AI. Esse novo recurso permite absorver as características de linguagem e identidade visual de cada marca, facilitando a criação automática e escalável de peças estáticas e vídeos personalizados para cada cliente.

No primeiro momento, a parceria tem como objetivo beneficiar os grandes anunciantes via Google, especialmente aqueles que utilizam campanhas do tipo Performance Max, que empregam IA para otimizar anúncios em diversas plataformas do Google – YouTube, Display, Busca, Discover, Gmail e Google Maps. A Trakto.Studio permitirá aos anunciantes agilizar a produção de peças publicitárias e explorar ao máximo as plataformas de publicidade do Google, maximizando os resultados de negócios com o auxílio da IA generativa, tanto na forma de texto, como de imagens estáticas, vídeos animados e áudios.

“Essa parceria com o Google, que é referência em tecnologia, é fundamental para que possamos continuar solucionando as dores das empresas e empreendedores e a forma como são criadas campanhas de marketing de forma inovadora”, diz Paulo Tenório, fundador e CEO da Trakto. “Já temos ótimos resultados de empresas que estão usando a solução em campanhas complexas com milhares de variações, garantindo excelência criativa alinhada com objetivos e estratégias de negócios”. Em evento realizado no Google para jornalistas, ele apresentou cases de grandes marcas, como Electrolux, Amazon e Madeira Madeira.

Paulo Tenório, CEO da Trakto Design | Foto: Júlia Dal Bello

Para a Amazon, por exemplo, a Trakto.Studio passou a fazer parte da plataforma Halley, que coordena os anúncios de diversas marcas. A Trakto contabilizou 1.000 vídeos criados para 14 marcas que anunciam por meio do marketplace da Amazon. Essa produção rapidamente realizada gerou mais de 1 bilhão de visualizações ao longo de sete dias. O case foi apresentado pelo CEO da Trakto como exemplo da dimensão escalável e efetiva da produção publicitária por meio de design gerado via IA.

Já para a Electrolux, a produção de anúncios via Trakto.Studio, com integração completa com o Google, indicou um aumento de 16% no ticket médio de vendas a partir das peças criadas digitalmente. Atualmente, 70% da receita de produtos da Electrolux vêm de anúncios digitais, como os que são disponibilizados via Google Ads.

 

Escalabilidade e eficiência na criação de peças publicitárias

A nova plataforma Trakto.Studio simplifica significativamente o processo de criação de peças publicitárias. Com apenas um clique e em cerca de 10 segundos, uma planilha com mil produtos pode ser transformada em anúncios personalizáveis de acordo com os objetivos de cada cliente, tanto para anúncios estáticos quanto para vídeos. Além disso, a integração com o Google Ads e o Google Merchant Center permite que as peças geradas sejam direcionadas diretamente para a biblioteca de recursos de cada anunciante e sejam utilizadas para desenvolver anúncios de produtos específicos.

“As empresas brasileiras estão entre as que avançam mais rápido no uso de IA em campanhas de marketing em todo o mundo”, afirma Gustavo Souza, diretor-geral de produtos de publicidade e soluções para clientes do Google Brasil. “Com a parceria com a Trakto, estamos oferecendo aos nossos clientes a possibilidade de escalar a produção de peças publicitárias de forma ágil e versátil para explorar ao máximo nossas plataformas de publicidade,  maximizando resultados de negócio com a ajuda da IA generativa”.

“Unimos forças com a Trakto justamente para sanar uma das principais dores do mercado de publicidade. Segundo nossos dados internos do Google, 98% dos grandes anunciantes no Brasil ainda não usam múltiplos formatos em suas campanhas, ou seja, não estão aproveitando todo o alcance que a publicidade tem a oferecer”, afirma Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina. “Com isso, simplificamos a vida dos profissionais de criação, permitindo que se concentrem na criatividade. Investimos em ecossistemas sustentáveis para combinar produtos e serviços do Google com os de nossos parceiros, visando uma abordagem automatizada na criação de peças de marketing”.

Parceria tem como pilares: Brand-first, criativos estáticos e em vídeo, além de automação e escala | Foto: Metrópoles

Parceria de longa data

Fundada há 10 anos em Maceió, Alagoas, a Trakto tem sua origem profundamente enraizada na inovação tecnológica. Participante da primeira turma do programa de residência do Google for Startups em 2016, a empresa também foi selecionada pelo Black Founders Fund em 2021, com o objetivo de promover a diversidade racial no ecossistema de startups. Atualmente, a Trakto atende a quase 1 milhão de usuários em toda a América Latina, incluindo Brasil, México, Colômbia, Argentina, Uruguai e Peru. Além de contar com um total de 83 empresas clientes, sendo 64 adquiridas por meio da parceria com o Google e 19 diretos, demonstrando seu impacto e relevância na indústria de marketing digital.

Tanto Paulo Tenório, da Trakto, como Newton Neto, começaram suas carreiras, respectivamente, em Alagoas e em Pernambuco. Para ambos, a parceria anunciada hoje evidencia as oportunidades de geração de novos negócios entre empreendedores em inovação e tecnologia do Nordeste. Segundo Neto, o fortalecimento do ecossistema local de desenvolvimento de soluções é um dos pilares do Google.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

ademi-bahia
Sebrae Alagoas promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas | Foto: Reprodução
sede-santander-1
Bilionarios-Nordestinos
polo RN
hospital
Corrente de comércio exterior nordestina atingiu US$ 24,97 bilhões no primeiro semestre de 2024 | Foto: Reprodução
bnb_infra
Ciclo do ouro impulsiona mineração sustentável e geração de empregos | Foto: Reprodução
Maceió, capital de Alagoas - Foto: Legacy600

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }