Parecia algo tão distante, parece algo difícil de entender ou de usar, mas afirmamos que a usabilidade é mais fácil do que nosso e-mail. Alguns até chamam de “dinheiro mágico”. O dólar é dinheiro mas não é uma rede de pagamento, enquanto cartões de crédito são redes de pagamento mas não são dinheiro. Bitcoin consegue ser ambos. Bitcoin é a nova forma de dinheiro que vive exclusivamente na internet de forma descentralizada. Em seu núcleo, o Bitcoin é uma espécie de novo sistema monetário, em que qualquer pessoa poderá interagir através do protocolo, que é um código aberto, para transferir de uma carteira para outra, independente do local. Não é necessário qualquer intermediador.
Basicamente o Bitcoin permite que qualquer usuário emita chave privada da sua própria riqueza. É construído com a chave privada de um protocolos públicos. É como um cofre transparente em que todos conseguem ver o que tem dentro, mas só quem possui a chave privada pode abrir. E cuidado, se perder a chave privada, você perdeu seus fundos. A chave privada tem os seguintes fatores: autenticidade e confiabilidade.
Para novos usuários Bitcoin pode ser um conceito devem ser difícil de entender. Ele não é feito no solo, não está subterrâneo e não está em qualquer lugar físico. Mas podemos alinhar seu conceito com algo conhecido: o ouro. Você já cansou de ouvir que o Bitcoin é o ouro digital mas na prática, como funciona?
Sabemos que existe uma quantidade “x” de ouro no planeta, portanto à medida de que essa quantidade de ouro extraída, consequentemente a quantidade existente irá diminuindo ao longo da vida. Bitcoin tem o mesmo conceito. Até 2140 o Bitcoin será considerado 100% “extraído”, o que impede emissão de novos Bitcoins para cobrir qualquer tipo de manipulação monetária.
Vamos pensar assim: sabemos que nosso dinheiro que está no Banco hoje é virtual. Se todos fossem sacar seu dinheiro no mesmo dia, o Banco entraria em colapso e provavelmente seria necessária a emissão de moeda, o que tornaria um caos o sistema monetário. Bitcoin tem a característica de escassez, como ouro, por isso não haveria como manipulação no caso que citamos.
Nosso intuito é que o assunto seja disseminado de forma mais segura, informação é nossa maior aliada. O próprio White paper (fundamento da criptomoeda descrito pelo próprio fundador) do Bitcoin é uma leitura de 9 folhas e que é obrigatória para aqueles que querem entender o assunto e pode ser encontrado https://bitcoin.org/files/bitcoin-paper/bitcoin_pt_br.pdf. Aproveite a leitura!