A Agência de Desenvolvimento de Sergipe anunciou que está em tratativas com a BYD, empresa automobilística chinesa, para investir no estado. Um grupo de trabalho para conduzir as negociações inclui ainda a Secretaria de Estado da Fazenda. O anúncio sugeriu a criação de uma planta de produção de carros elétricos no estado com incentivos fiscais.
Um dos argumentos na mesa de negociações é o fato de que Sergipe já possui 41 instalações que já produzem itens para a indústria automotiva, o que facilitaria a cadeia de suprimentos para uma planta da BYD. A expectativa é de que a empresa chinesa contribua com a oferta de 3 mil empregos no estado, que se somariam às quase 12 mil vagas já existentes em outras empresas automobilísticas instaladas em Sergipe.
Outra possibilidade é a de fomentar a já existente indústria automotiva do estado como fornecedora da fábrica da BYD em Camaçari (BA). Como informou o Investindo Por Aí em março deste ano, a empresa chinesa iniciou sua fabricação na sede baiana em 2024, aproveitando a estrutura da antiga fábrica da Ford. Na ocasião, a BYD anunciou investimentos de R$ 3 bilhões no polo industrial, que tende a ser a maior instalação da companhia fora da China.