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12 de fevereiro de 2025 00:08

Criada no semiárido baiano, cerveja artesanal Aratinga ganha projeção nacional

Criada no semiárido baiano, cerveja artesanal Aratinga ganha projeção nacional

Criada a partir da iniciativa da Rede Cooperacaju, a Aratinga nasceu de uma tentativa de diminuir o desperdício do caju e em 2024 alcançou reconhecimento nacional com o Prêmio CNA Brasil Artesanal de Cerveja, desbancando outros 150 rótulos
A Aratinga alcançou reconhecimento nacional ao vencer o prêmio Prêmio CNA Brasil Artesanal de Cerveja 2024
A Aratinga alcançou reconhecimento nacional ao vencer o prêmio Prêmio CNA Brasil Artesanal de Cerveja 2024

O caju, figura célebre da agricultura baiana, revela uma nova vocação, promovendo a economia local e intrigando o paladar dos amantes de cerveja. A Aratinga Fruit Beer, que tem a fruta como matéria-prima, se destaca entre as cervejas artesanais. Criada a partir de uma iniciativa da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Rede Cooperacaju), em Ribeira de Pombal, no semiárido da Bahia, a Aratinga nasceu de uma tentativa de diminuir o desperdício do caju. Em novembro de 2024 a bebida alcançou reconhecimento nacional ao vencer o Prêmio CNA Brasil Artesanal de Cerveja 2024, no qual concorreu com outros 150 rótulos.

A produção do caju na Bahia está em torno de 20 mil toneladas anuais, sendo 90% dela concentrada na região nordeste do estado, onde está localizada a Cooperacaju. Tais números fazem dos baianos grandes exportadores de castanhas. A alta perecibilidade do fruto, entretanto, fez com que a cooperativa buscasse alternativas para minimizar o desperdício do pedúnculo (a parte suculenta do fruto). Assim, no final de 2019 nascia a Aratinga. Além da cerveja, a Cooperacaju possui outros projetos em desenvolvimento que também buscam usar o “carne” do caju, são eles o hambúrguer e a fibra do caju.

Diferentemente das cervejas mais tradicionais, que são produzidas em baixa fermentação, a Aratinga é fabricada pelo método de alta fermentação (Ale), no qual leveduras ficam em suspensão na cerveja, que é fermentada ao final do processo, com uma temperatura entre 15 a 24ºC, dessa forma, gerando um produto com maior intensidade aromática. Em entrevista exclusiva ao Investindo Por Aí, Murilo de Araújo Nunes, gerente da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia destacou a presença marcante do aroma e do sabor do caju na Aratinga como um dos diferenciais da cerveja. “A maioria das cervejas fruit beer, pelo menos aqui na Bahia, remetem muito ao sabor da fruta. E a gente queria que a nossa lembrasse esse sabor do caju, ter o aroma que lembra o caju, mas sem perder o amargo da cerveja”, afirmou. A Aratinga possui 4,3% ABV (medida que indica a concentração de álcool na cerveja) e 6,2 IBU (Unidade Internacional de Amargor).

Sucesso que gera empregos

Além do crescente destaque no cenário nacional, a Aratinga e a cooperativa têm cumprindo um importante papel social e econômico na região de Ribeira de Pombal. Isto se deve às oportunidades de geração de emprego e renda extras que foram oferecidas a pequenos agricultores familiares, um total de 750 famílias, que participam da Rede Cooperacaju. Para Nunes, é graças ao trabalho da cooperativa que essas pessoas estão melhorando a qualidade de vida e estão cada vez mais próximas de se tornarem grandes agricultores. Apesar de não conseguir mensurar, em números, o impacto que Aratinga vem tendo na economia local, as receitas anuais da Cooperativa vêm crescendo ano após ano, fazendo com que os investimentos se avolumem e mais relações comerciais com agricultores sejam efetivadas.

Além do trabalho da Rede Cooperacaju, a produção conta com investimento estadual, na figura da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que investiu mais de R$5,8 milhões de reais para construção de infraestrutura, além de modernização de processos produtivos, criação de uma área para produção de mudas e fornecimento de equipamentos avançados.

Em relação à produção da Aratinga, são fabricados até 5 mil litros mensalmente, número que, segundo a própria cooperativa, pode aumentar devido a grande procura de clientes. Ainda de acordo com dados da Cooperacaju, são comercializados cerca de 3 mil litros de cerveja por mês.

Parte do sucesso da Aratinga se deve à recente conquista da bebida baiana no prêmio CNA Brasil Artesanal de Cerveja 2024. O concurso, criado em 2019, é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e tem como objetivo premiar as melhores cervejas artesanais do país. Para Nunes, um dos diferenciais da cerveja é a história que ela possui. “Por ser cooperativa, temos toda essa estrutura social por trás, que outras cervejarias não costumam ter. Nós viemos do agricultor familiar, do trabalho social, de uma visão de fortalecimento da economia e da geração de renda na região”.

O trabalho realizado pela Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia, e o consequente sucesso experimentado pela Aratinga, são exemplos de como produtos que habitam o dia a dia podem ser soluções criativas e frutos de oportunidades de geração de emprego e renda, tendo potencial de transformar vidas.

Esta matéria integra a série especial Mercado de bebidas no Nordeste: tradição, inovação e experiência autêntica apresentada pelo Investindo Por Aí. A primeira, sobre o fortalecimento do enoturismo em Pernambuco, pode ser conferida aqui

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