Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
8 de maio de 2024 17:14

Sebrae impulsiona Startups de impacto socioambiental

Sebrae impulsiona Startups de impacto socioambiental

Empresas participantes podem receber benefícios avaliados em mais de R$ 250 mil

O Sebrae, visando apoiar startups que enfrentam desafios socioambientais e ampliar seu impacto positivo, lançou recentemente o Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental. O projeto inovador é direcionado às startups comprometidas em resolver desafios socioambientais por meio de seus empreendimentos, representando uma iniciativa pioneira no Brasil e acessível através da plataforma Sebrae Startups.

Reprodução

Segundo dados da Sling Hub, plataforma de inteligência sobre o ecossistema de startups latino-americanas, o Brasil conta com aproximadamente 20 mil startups. No entanto, a Pipe.Social revela que apenas 1.011 dessas são negócios de impacto socioambiental até 2023. O novo diagnóstico do Sebrae busca proporcionar maior visibilidade e oportunidades para esses empreendimentos, visando conhecer os empreendedores por trás das startups e compreender suas necessidades e negócios.

Startups de impacto socioambiental que participarem do diagnóstico até 15 de dezembro desfrutarão de diversas vantagens. Além de benefícios avaliados em mais de R$ 250 mil em plataformas como AWS, Google, Zendesk, Zoho e Microsoft, terão acesso a descontos de até 90% em ferramentas como Pipedrive, Slack e Hubspot. O Sebrae busca, assim, estimular modelos de negócios inovadores e desenvolver soluções que auxiliem startups a crescer e expandir seu impacto positivo.

Startups de impacto socioambiental

Startups de impacto socioambiental são empreendimentos dedicados à sustentabilidade, gerando impacto positivo na sociedade e no meio ambiente enquanto buscam negócios escaláveis e lucrativos. Ao contrário das startups convencionais, essas empresas almejam retorno financeiro e social, distribuindo riqueza em diversas dimensões.

Para serem consideradas startups de impacto, as empresas devem cumprir critérios específicos, como a intenção de resolver problemas sociais e/ou ambientais, ter como atividade principal a solução desses problemas, operar com base na lógica de mercado e gerar receita por meio da venda de produtos e/ou serviços próprios, ter potencial de escalabilidade, e comprometer-se com o monitoramento do impacto gerado e com o potencial de escala.

Compromisso com a Inovação e o Impacto Socioambiental

Reforçando seu compromisso com a inovação e o impacto socioambiental, o Sebrae busca alinhar-se ao movimento ESG (Ambiental, Social e Governança), aderir ao Pacto Global e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio do diagnóstico. Destaca a relevância da inovação social como poderosa ferramenta para impulsionar transformações e criar modelos de negócios escaláveis, capazes de gerar impactos positivos, atendendo às necessidades da sociedade, grandes corporações e governo.

Participação no diagnóstico

O Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental está aberto para startups brasileiras formalizadas (MEI, ME, EPP e Inova Simples). Interessados podem responder ao diagnóstico entre 3 de novembro e 15 de dezembro após o cadastro na plataforma Sebrae Startups. Saiba mais sobre essa oportunidade única para impulsionar startups de impacto socioambiental e promover o desenvolvimento sustentável no Brasil clicando aqui.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

empresa-apoiada-pelo-governo-de-alagoas-lanca-aplicativo-para-gestao-do-lar
algodão bahia
nordeste-ciencia-tecnologia
startup summit
petrobras-sergipe-ag_786761713963621
Vestido pitel BBB
Zeina Latiff | Divulgação
Captura de tela 2024-05-02 073819
WhatsApp-Image-2024-04-28-at-15.58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }