Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de julho de 2024 05:50

Workshop do Sebrae Alagoas explora uso prático de dados e inteligência artificial para pequenos negócios

Workshop do Sebrae Alagoas explora uso prático de dados e inteligência artificial para pequenos negócios

Evento reúne especialistas para desmistificar análise de dados e IA, oferecendo insights sobre aplicação em diversos setores

O Sebrae Alagoas realiza no próximo sábado (2), o workshop “Análise de Dados e Inteligência Artificial para Pequenos Negócios” e vai reunir alguns dos principais nomes da área para discutir o tema. Júlio Enders, trainee de gestão estratégica e um dos organizadores do evento, destaca que a iniciativa visa proporcionar aos participantes uma compreensão clara e empolgante sobre a aplicação prática da análise de dados e inteligência artificial em seus empreendimentos.

“O foco principal é superar a insegurança e o receio em relação a esses conceitos, demonstrando que mesmo não sendo especialistas em tecnologia, eles podem utilizar essas ferramentas para impulsionar suas operações e alcançar resultados mais eficazes. Queremos que os participantes possam aumentar o seu faturamento, conhecer melhor seus clientes, melhorar o seu fluxo de caixa e vender mais”, afirma Júlio.

Para Júlio, o objetivo do workshop é furar a bolha da tecnologia e demonstrar que todo pequeno negócio pode se valer das ferramentas de análise de dados da inteligência artificial para melhorar o desempenho.

Evento busca atrair empreendedores de diversos setores

O perfil esperado dos participantes do evento é diversificado, abrangendo setores diversos, não majoritariamente ligados à tecnologia. A ideia é conquistar e convencer empreendedores que acreditam que suas empresas não estão preparadas para utilizar essas ferramentas.

Júlio Enders, Trainee – Gestão Estratégica, um dos organizadores do Evento. | Foto: Acervo pessoal

“Esperamos um público com pouca familiaridade com análise de dados e inteligência artificial, que sente insegurança e receio em relação ao tema. Participantes que acreditam que suas empresas não estão preparadas para utilizar essas ferramentas e que precisam ser conquistados e convencidos a explorar o potencial da análise de dados e IA”, explicou o trainee.

Tecnologia acessível para pequenas empresas

O evento contará com uma programação abrangente, que vai das 8h até às 18h, incluindo palestras, mesas-redondas e oportunidades de networking entre os empreendedores. A expectativa é que empreendedores de cerca de 200 pequenos negócios participem do evento, a maioria microempresas e empresas de pequeno porte que se interessem por inovação e atuem em vários setores da economia, como serviços, comércio, indústria e agronegócios.

A primeira mesa-redonda terá início às 9h30 e abordará como tema principal a análise de dados, tendo como mediador o professor Eduardo Setton, com 25 anos de experiência na gestão de projetos orientados à transformação digital de fundador do Laboratório de Computação Científica e Visualização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Eduardo Setton é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, Palestrante e Consultor em Transformação Digital | Foto: Acervo pessoal

“Muito do que se fala sobre inteligência artificial, sobre inovação, é mito e, essas coisas precisam ser desconstruídas. E eu acho que a desconstrução passa pela capacitação e por uma compreensão melhor de temas que supostamente são complexos. A tecnologia de alguma forma traz uma complexidade em si, mas as ferramentas tecnológicas hoje possibilitam que muitas coisas possam acontecer nas pequenas empresas”, explicou Eduardo Setton ao Investindo por Aí.

A mensagem central das palestras será que a análise de dados e a inteligência artificial são acessíveis e valiosas para pequenos negócios, independentemente do setor de atuação. A adoção dessas ferramentas permitirá que os participantes tomem decisões mais informadas, atendam melhor às necessidades dos clientes e se destaquem em seus mercados, mesmo com recursos limitados.

Networking

No decorrer do evento, após as mesas-redondas, haverá um período dedicado ao networking, proporcionando uma oportunidade única para que os empreendedores troquem experiências e estabeleçam conexões valiosas.

Espera-se que os participantes do evento saiam motivados, informados e confiantes sobre o potencial da análise de dados e da inteligência artificial em seus pequenos negócios. Eles devem se sentir encorajados a explorar essas ferramentas de maneira gradual e perceber que, mesmo com desafios, a adoção da tecnologia é possível e vantajosa.

Serviço

Análise de Dados e Inteligência Artificial para Pequenos Negócios

Data: 02 de setembro de 2023 (8h às 18h)
Local: Hotel Ritz Lagoa da Anta
Inscrições: https://doity.com.br/analise-de-dados-e-inteligencia-artificial-para-pequenos-negocios

Vagas limitadas

 

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

ademi-bahia
Sebrae Alagoas promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas | Foto: Reprodução
sede-santander-1
Bilionarios-Nordestinos
polo RN
hospital
Corrente de comércio exterior nordestina atingiu US$ 24,97 bilhões no primeiro semestre de 2024 | Foto: Reprodução
bnb_infra
Ciclo do ouro impulsiona mineração sustentável e geração de empregos | Foto: Reprodução
Maceió, capital de Alagoas - Foto: Legacy600

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }